Em todo o Brasil, as 63 empresas de distribuição de energia foram alvo de 84.720 reclamações em 2012, segundo relatório da Ouvidoria da Aneel. As queixas mais comuns dos consumidores e consumidoras foram interrupção no fornecimento, erro de leitura e atraso na ligação.

A distribuidora que recebeu mais reclamações foi a do Rio de Janeiro, com 9.516 queixas. A de São Paulo ficou em 2º lugar, com 6.909. Em seguida vem São Gonçalo com 2.211, Belo Horizonte 1.815 e Belém com 1.781.

O diretor do STIU-DF, José Edmilson, percebe que, ao contrário do que é divulgado na mídia, a CEB não figura entre as piores empresas de distribuição de energia. “O relatório da Aneel comprova que a CEB não está entre as piores distribuidoras, o que mostra o comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa com a população do DF”, destaca.

Regiões

As distribuidoras de energia na região Centro-Oeste foram as que receberam menos reclamações no período, representando apenas 5,9% das queixas. A região Sudeste teve o maior índice, com 58,1%. O Nordeste ficou em 2º lugar no ranking das piores distribuidoras segundo os consumidores, com 17%. O Sul teve 12,9% e a região Norte 6,1%.

Centro-Oeste

Todas as cidades da região Centro-Oeste registraram 5.012 reclamações, sendo 24% delas em Brasília. Ou seja, 1.204 queixas.

No DF, as principais reclamações dos consumidores foram falta de energia, ligação, ressarcimento de danos elétricos, erro de leitura, qualidade de atendimento da distribuidora e cobranças irregulares.

Para ter acesso ao relatório da Aneel clique aqui.