Marinho, do Sinergia à esquerda, Claudinei do Nascimento da SRI no centro e Arthur Caetano do STIU-DF.

A Intersindical ONS esteve nesta terça-feira (5) na Presidência da República e se reuniu com o assessor especial do ministro Gilberto Carvalho da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó, e também com o secretário executivo da ministra Ideli Salvatti da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Claudinei do Nascimento, em busca de uma solução para a retirada do Abono por Perda de Massa Salarial dos trabalhadores do ONS e a intenção da empresa em reduzir a Gratificação de Férias da categoria.

Os líderes sindicais do STIU-DF, Arthur Caetano, e do Sinergia-Florianópolis, Marinho, apontaram a intenção do ONS em retirar, sumariamente, sem nenhuma contraproposta, uma série de benefícios dos trabalhadores.

As lideranças sindicais destacaram que o ONS vem há anos tentando reduzir a Gratificação de Férias por exigência da Aneel. Após dois anos de resistência das entidades sindicais a esse ataque, a empresa reduziu o benefício.

Feijó e Claudinei se comprometeram em conversar com os diretores gerais da Aneel, Nelson Hubner, e do ONS, Hermes Chipp. “Do ponto de vista do direito estabelecido, a Súmula 277 do TST assegura a manutenção desses direitos”, disse Feijó.