fnu

Dirigentes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e de sindicatos de eletricitários se reuniram ontem, dia 30, com o ministro interino das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em Brasília, para apresentar a posição das entidades sobre as mudanças no setor elétrico. Ao mesmo tempo, membros da Plataforma Operária e Camponesa, da qual as entidades fazem parte, se reuniram com deputados federais no Congresso Nacional. Hoje, eles acompanham a reunião da Comissão Mista da Medida Provisória 579.

A dois dias da publicação dos valores de indenização de ativos e das tarifas, o ministro Zimmermann afirmou que para o governo é importante garantir que a energia mais barata não seja utilizada para especulação, daí a importância, de manter na MP, a alocação das cotas para o mercado cativo, segundo ele. O presidente da FNU, Franklin Moreira, alertou para a necessidade de ter uma renovação equilibrada, que preserve o poder de investimento das estatais, beneficie os consumidores e garanta os direitos e o emprego dos trabalhadores do setor. Ao ministro das Minas e Energia, Franklin, esclareceu que a prioridade do movimento sindical dos eletricitários é alterar o artigo 25 da Lei 8795-95, que permite a terceirização de atividades-fim, responsável pela elevação do número de acidentes de trabalho e pela piora na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Dirigentes sindicais do setor federal também manifestaram preocupação com o futuro da Chesf, para que a empresa que não seja só uma prestadora de serviços, mas mantenha sua função de fomento ao desenvolvimento regional. Projetos importantes como de reassentamento de atingidos por barragens não podem sofrear descontinuidade, alertou Edvaldo Gomes, da direção da FNU. Sobre a posição de alguns concessionários em não renovar concessões de usinas, no caso da Cemig foram três, o ministro disse que a MP 579 prevê duas alternativas, nova licitação ou passar para o controle da União.

Participaram da reunião: Franklin Moreira, Presidente da FNU, Magno dos Santos Filho Secretário Geral da FNU, Edvaldo Gomes de Souza, Secretário de Relações Internacionais da FNU e Presidente da FRUNE, Fernando Pereira, Secretário de Energia da FNU e Jairo Nogueira (Sindieletro-MG).

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF