O diretor do STIU-DF, Arthur Caetano, foi recebido nesta quinta-feira (25) pela equipe de fiscalização e o assessor da Superintendência de Fiscalização Econômica Financeira (SFF) da Aneel. O objetivo da reunião era discutir alguns pontos da Campanha Salarial 2012/2013 do ONS. O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco SENGE-PE, Fernando Freitas, também participou do encontro.

Caetano destacou que a contraproposta apresentada pelo ONS é péssima e traz muitas perdas aos trabalhadores e trabalhadoras, o que pode desestimular a categoria comprometendo o seu desempenho. “É preciso ter uma medição diferente para nós, porque o trabalho que realizamos não tem como finalidade o lucro, diferentemente das empresas”, disse.

O líder sindical também ressaltou o papel fundamental exercido pelos profissionais do ONS. “Quando não se consegue resolver determinado problema no âmbito do poder concedente ou do órgão regulador o serviço o pepino é encaminhado para o ONS. Vejam como exemplo o problema recente na área Brasília. Agregam-se inúmeros serviços sem a contrapartida financeira e de pessoal”, conta.

O Abono por Perda de Massa salarial foi um dos principais pontos discutidos. Segundo a assessoria da Aneel, a saída para resolver essa questão seria a apresentação de um Plano de Cargos e Carreira (PGCR), uma vez que o ONS nunca detalhou a perda de massa no orçamento. “Se tivesse uma agilidade para se apresentar esse plano seria uma solução”, destacaram.

O ONS ainda não apresentou o seu PGCR de modo transparente, completo e detalhado, com suas faixas salariais e seu inter-nível sugerido em 3% conforme é praticado no Sistema Eletrobrás.