O STIU-DF realizou nesta quinta-feira (25) assembleia geral extraordinária com a classe trabalhadora da Eletronorte que tem interesse nos passivos de Horas extras de Viagem/Banco de Horas e nos termos aditivos ao Acordo Coletivo de Trabalho, que tratam sobre o banco de horas, periculosidade e E-Vida.

A diretora do STIU-DF, Fabíola Antezana, esclareceu o andamento da negociação dos dias parados na greve nacional. Destacou ainda que o Sindicato compõe, junto a outras entidades sindicais e dos movimentos sociais, a Plataforma Operária e Camponesa de Energia. Esse grupo realizará no próximo dia 30, às 17h30, ato no Plenário 06 da Câmara dos Deputados com o objetivo de buscar apoio político dos parlamentares para as emendas apresentadas pela Plataforma à MP 579, que trata da renovação das concessões no setor elétrico.

Antezena comunicou ainda que a política do STIU-DF para as assembleias será a de qualificação. Na Eletronorte esse procedimento se dará na próxima data-base.

Com base na pauta da assembleia, os dirigentes sindicais resgataram a negociação do passivo da Curva Tamburello e a vinculação dos demais passivos. Foi informado à categoria que devido à constatação de irregularidades na metodologia de cálculo das horas extras e do banco de horas, considerando o demonstrativo apresentado pela empresa não confiável, o Sindinorte deliberou pela suspensão da proposta apresentada para quitação do passivo das horas extras de viagem a serviço/saldo de horas e do termo aditivo do banco de horas. A deliberação do termo aditivo da periculosidade e E-Vida foi mantida.

A assembleia encaminhou pela suspensão de todos os pontos de pauta até que se apresentem os esclarecimentos necessários para dar continuidade ao processo de deliberação dos passivos das horas extras de viagem a serviço/saldo de horas e dos termos aditivos do banco de horas, periculosidade e E-Vida. Assim, após votação, a assembleia foi suspensa para melhor entendimento dos termos e seus desdobramentos.

No final da atividade foi informado que a assembleia para apreciação e deliberação do passivo da Periculosidade será realizada amanhã (26), às 9h30, no auditório da Eletronorte.