greve

Em assembleia deliberativa realizada nesta quinta-feira (26), os trabalhadores do setor elétrico no DF votaram e aprovaram a proposta apresentada pela Eletrobras para o fim da greve. A categoria, que estava sem ganho real há dois anos, aceitou reajuste salarial retroativo a maio de 6,6% (sendo 5,1% referentes à inflação, mais 1,5% de ganho real). O abono salarial com quatro talões de tíquetes alimentação também foi outra conquista que a categoria mobilizada conquistou.

 

 

Além do ganho real, também ficou acordado a criação de duas comissões que irão avaliar as concessões no setor elétrico e a criação de estudo de viabilidade para a implementação do plano de saúde aos aposentados.


No entanto, o retorno ao trabalho se dará apenas na segunda-feira (30)*, em repúdio a infeliz e inapropriada nota da Eletrobras, que tentou desqualificar o trabalho e a seriedade das entidades sindicais, que no processo de negociação mantiveram postura responsável, característica do movimento sindical eletricitário.


O STIU-DF parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras que se mobilizaram e quebraram a lógica do governo, que vinha tentando impor sua vontade. Apesar do cenário econômico e político desfavorável, a categoria conseguiu ganho real de salário e o avanço em cláusulas estruturais importantes para a categoria. Essa mobilização demonstra o capital político que os eletricitários e eletricitárias acumularam para retomar o rumo da sua valorização profissional junto ao governo.


*O retorno ao trabalho na segunda-feira (30/07/2012) se refere à decisão tomada em assembleia pelos trabalhadores da Eletronorte, uma vez que os trabalhadores de Furnas/Brasília decidiram, também em assembleia, retornar ao trabalho no dia 27/07 (sexta-feira).

 

Assessoria de imprensa STIU-DF