greveOs trabalhadores do setor elétrico de Brasília se reuniram nesta segunda-feira (16), na sede da Eletronorte, para discutir a greve, que no DF começou na quinta-feira passada. Nenhum representante da direção do sistema Eletrobras compareceu, nem foi apresentada apresentada uma contraproposta. O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU) aguarda posição do governo para o início das negociações. Há mais de 20 anos a categoria não realizava uma greve por tempo indeterminado.


Os eletricitários reivindicam reajuste de 10,73%, sendo 5,1% do IPCA do período, 3,47% de crescimento médio no consumo de energia dos últimos três anos e 1,5% de ganho real. O governo ofereceu apenas 5,1%. A categoria reivindica também melhorias no plano de cargos e carreira, participação nos lucros e resultados (PLR), plano de saúde extensivo aos aposentados e renovação das concessões do setor elétrico, que expiram em 2015.


Cerca de 27 mil eletricitários em todo o País, das 14 empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, vinculadas ao Sistema Eletrobras, paralisaram as atividades nas empresas do grupo: Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul.


O STIU fará assembleias diárias pela manhã, na sede da Eletronorte em Brasília, no subsolo do Shopping ID, para manter a categoria informada. Na quarta-feira 18, o sindicato prevê a realização de manifestação em frente ao Palácio do Planalto.