informe

O STIU-DF é historicamente contra o imposto sindical (a contribuição sindical compulsória prevista nos artigos 578 a 608 da CLT), por ser uma fonte de sustentação dos sindicatos pelegos ou de fachada – até mesmo já moveu ação judicial contra essa cobrança. O Sindicato entende que a força de um sindicato está na categoria, e os recursos para financiar suas lutas devem vir da contribuição mensal de seus associados e associadas, consequência da credibilidade política da entidade sindical e corroborada por decisão soberana em assembleia, e não de uma imposição do Estado.
Por iniciativa do próprio STIU-DF, o V Congresso dos Urbanitários, em 2007, aprovou a devolução da parcela do imposto sindical que lhe é destinada por lei (60%), em benefício de seus associados e associadas.
Tão logo esse recurso seja creditado em sua conta – o que ocorre geralmente no início do segundo semestre –, o STIU-DF informará aos associados e associadas as providências a serem tomadas para solicitar a devolução: preenchimento de formulário específico e apresentação da cópia do contracheque de março comprovando o desconto.
O fim do imposto sindical é uma das bandeiras da CUT. Neste sentido, a Central está realizando um plebiscito em nível nacional que visa ampliar o debate sobre o imposto sindical junto à população e obter mais apoio à iniciativa. A votação pode ser feita até o dia 15 de junho pelo site do STIU-DF www.urbanitariosdf.org.br e pelo próprio site da CUT www.cut.org.br. Não deixe de participar!

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF