
Com o encerramento das inscrições para as eleições nos conselhos de Administração das empresas do Sistema Eletrobras, é chegada a hora de analisar os nomes que se colocam para concorrer a esse pleito, que classificamos como histórico e estratégico. Essa afirmação não é apenas conceitual, representa o reconhecimento de que a conquista desse direito é fruto de uma luta histórica, de anos de reivindicações em nossos acordos coletivos, sempre cobrada nas mesas de negociação. Estratégico porque, pela primeira vez, os/as trabalhadores/as poderão ter um papel mais ativo no que é decidido pelas direções das empresas da holding – apesar das limitações e do fato de sermos minoria na hora do voto.
A importância do voto consciente será fundamental neste momento, por isso, devemos analisar qual candidato/a tem compromisso com o conjunto dos/as trabalhadores/as, que estará defendendo os nossos direitos e não os da holding. É importante lembrar que é justamente nessas situações que aparecem os/as oportunistas de plantão, aquelas figuras que nunca estiveram ao lado dos/as trabalhadores/as na hora da luta. Porém, com discurso fácil e promessas inviáveis, vendem o mundo dos sonhos.
Alguns nomes, pelo que temos apurado, nem mesmo se desincompatibilizaram dos seus cargos de gerentes e assessores para se candidatarem, ou seja, até ontem defendiam com unhas e dentes a posição das empresas, mas, de uma hora para outra, querem defender os/as trabalhadores/as. Neste momento, é fundamental consultar o seu sindicato – peça informações sobre o/a candidato/a que tem o apoio da entidade, pois certamente esse/a companheiro/a tem por obrigação fazer do seu mandato no Conselho de Administração uma trincheira de luta em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as.
O CNE alerta os/as companheiros/as para que façam uma reflexão sobre os nomes colocados para a disputa eleitoral, analisem quem realmente tem propostas e compromisso com as nossas reivindicações – continuidade do ganho real, plano de saúde para os/as aposentados/as e outros avanços que fazem parte da nossa pauta de lutas.
PESQUISA CNE / FNU
Participe, até o dia 27 de fevereiro, da pesquisa nacional feita pelo CNE/FNU e entidades sindicais, em todas as bases das empresas do Sistema Eletrobras, com o objetivo de subsidiar a elaboração da pauta de reivindicações da categoria e as ações de luta no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Para participar, entre no site do STIU-DF (www.urbanitariosdf.org.br) e clique no link “PESQUISA CNE/FNU DATA-BASE 2012/2013”, que está direcionado para o questionário eletrônico. Você responderá a apenas 19 questões objetivas e poderá deixar suas opiniões e sugestões.
