O desemprego é apontado como a principal causa da pobreza no Brasil por quase um terço da população (29,4%). Em seguida, aparece a má qualidade da educação – com 18,4% – e, em terceiro, a corrupção – 16,8%.

Os dados, divulgados no mês de dezembro, são da pesquisa sobre a percepção da pobreza pelo brasileiro, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para o estudo foram entrevistadas 3.796 pessoas.

O nível de renda é um dos componentes que altera a percepção da pobreza, segundo o Ipea. Para a parcela mais pobre, que ganha menos de um quarto do salário mínimo per capita, mais de 40% acredita que o desemprego é o principal causador de pobreza.

No entanto, na parcela mais rica, com rendimento acima de cinco salários mínimos, quase 40% aponta que a dificuldade de acesso à escola e a má qualidade da educação são os causadores do problema.

Em relação ao papel do governo para reduzir a pobreza, 18,6% defende que o aumento dos salários seja a principal solução. Já 11,5% dos entrevistados apontam o estímulo para que as empresas contratem os mais pobres.

Como terceira solução mais citada está o apoio aos pequenos agricultores, com 9,2%. Somente 6% das pessoas acreditam que os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, são a melhor alternativa.

(Radioagência NP, 6.01.12)