infCom o objetivo de melhorar o canal de comunicação com os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico em Brasília, o Sindicato dos Urbanitários no DF contratou o Núcleo Piratininga Comunicação, empresa especializada em comunicação sindical. O grupo carioca ofereceu no início desta semana (9 e 10) treinamento para a nova diretoria e a equipe de comunicação do STIU. 

Os Jornalistas Vito Giannotti e Cláudia Santiago, que atuam há mais de 25 anos no jornalismo sindical, destacaram a importância da comunicação para a formação dos trabalhadores e trabalhadoras. “A realização de um jornal da categoria é imprescindível para a formação dos trabalhadores. Um sindicato sem jornal é como um exército sem armas”, avalia Giannotti.

Um dos produtos definidos pelo novo projeto de comunicação do STIU é o jornal mensal. A reunião de pauta para a produção do tabloide será definida por um grupo da diretoria, mas qualquer diretor ou funcionário do setor elétrico poderá sugerir assuntos. O projeto prevê ainda um boletim eletrônico semanal, a inclusão de novas mídias (Facebook, Twitter e Youtube), além de atualização periódica do site, a fim de aprimorar e reafirmar a luta sindical com os desejos da categoria.

Durante o treinamento, detectou-se a necessidade de uma informação mais objetiva e clara, que chegue com mais agilidade e rapidez aos trabalhadores e trabalhadoras do setor eletricitário. “O nosso sentimento é que a comunicação com a nossa categoria precisava ser ampliada. Por isso convidamos o grupo Piratininga e reformulamos a comunicação, porque entendemos que precisávamos melhorar nesse aspecto”, disse o diretor de comunicação, Carlos Campos.

A jornalista Santiago explica que a diversificação dos produtos de comunicação, assim como a elaboração de um jornal periódico com assuntos de interesse da categoria, que seja relacionado a outras esferas sindicais pode dar mais dinamismo ao STIU. O grande desafio, segundo ela, é fazer com que os eletricitários e eletricitárias se sintam mais integrados à luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras.