A Eletrobras anunciou a distribuição de aproximadamente R$ 30 bilhões aos acionistas, por meio da criação de uma nova classe de ações, utilizando recursos da reserva de lucros da empresa. Essa reserva foi constituída entre os anos de 2016 e 2024, período em que contou com a contribuição direta do trabalho e do esforço dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras.

Diante disso, as entidades sindicais defendem que esses valores também devem ser considerados para fins de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), conforme previsto nos Termos de Pactuação da PLR, que garantem à categoria a participação nos resultados econômicos da empresa.

Nesse contexto, os sindicatos que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários CNE deliberaram pelo ingresso de ação judicial para cobrar a parte dos dividendos que dizem respeito à PLR dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para discutir o tema e deliberar coletivamente sobre os encaminhamentos, o STIU-DF convoca os trabalhadores e trabalhadoras das bases Eletronorte e Furnas (base Brasília) para assembleia geral a ser realizada na quarta-feira, 07 de janeiro, às 13h, em modalidade virtual.  O sindicato reforça a importância da participação da categoria, uma vez que a decisão impacta diretamente os direitos dos trabalhadores.

Pauta da Assembleia:

  1. Informes;
  2. Deliberação sobre a ação referente aos dividendos extraordinários com direito à PLR;
  3. Assuntos gerais.

Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/85106605077

Participe! A unidade e a mobilização da categoria são fundamentais para a defesa dos nossos direitos.