No final de maio, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) recebeu denúncias de que a Eletrobras/AXIA, por meio de sua gerência, estava entrando em contato direto com trabalhadores e trabalhadoras das empresas do grupo para sondar a aceitação de uma redução salarial. A justificativa apresentada era de que os vencimentos estariam acima do maior salário previsto para a área.
Diante dessa prática, o STIU-DF acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para denunciar a redução salarial unilateral, sem negociação coletiva e sem a concordância da entidade sindical, e para buscar uma mediação que pudesse reverter os prejuízos impostos à categoria.
Desde então, foram realizadas diversas audiências de mediação, sem que houvesse consenso entre as partes. Na última audiência, realizada na quinta-feira (18), a direção da Eletrobras solicitou formalmente a saída do processo de mediação, interrompendo as tratativas conduzidas no âmbito do MPT.
Apesar da retirada da empresa da mesa de mediação, a procuradora do Trabalho responsável pelo acompanhamento do caso afirmou que o Ministério Público constatou irregularidades na forma como a Eletrobras conduziu o processo de redução salarial. Segundo a procuradora, uma vez identificadas essas irregularidades, o MPT não pode se omitir e atuará dentro de suas atribuições legais, ainda que o processo de mediação tenha sido encerrado.
A procuradora também destacou que a atuação do Ministério Público não exclui, nem substitui, as iniciativas que serão adotadas pela entidade sindical. O STIU-DF já avalia os caminhos possíveis para enfrentar o ataque aos salários. Essas estratégias serão debatidas e deliberadas coletivamente pela categoria.
Diante desse contexto, o STIU-DF convoca os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e de Furnas para uma assembleia virtual no dia 22 de dezembro, às 13h, com o objetivo de esclarecer os desdobramentos do processo, avaliar a postura da empresa e discutir os próximos encaminhamentos da luta contra a redução salarial.
O Sindicato reforça a importância da participação de toda a categoria, uma vez que o ataque aos salários afeta diretamente os direitos, a valorização profissional e as condições de trabalho dos eletricitários e eletricitárias.
—
Assembleia geral
Dia: 22/12 (segunda-feira);
Hora: 13h;
Pauta:
1- Informes;
2- Mediação MPT;
3- PL 1791/19;
4- Assuntos gerais.
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/81767795299
Participe!

