Foto: Reprodução MPT.

O STIU-DF participou nesta quinta-feira (27) de mais uma rodada de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) referente à redução salarial dos trabalhadores e trabalhadoras implantada pela Eletronorte/AXIA ENERGIA de forma unilateral. Apesar da possibilidade de avanço, a audiência não foi conclusiva.

A nova procuradora responsável pelo caso, Dra. Helena Marques, ingressou ontem no processo e está buscando construir uma proposta que permita avançar na negociação. Com isso, uma nova mediação ficou agendada para o dia 9 de dezembro e deverá ocorrer reuniões bilaterais entre a empresa e o STIU-DF.

O sindicato reforça que qualquer proposta que venha a ser formalmente apresentada pela empresa durante a mediação será submetida à categoria em assembleia geral, para deliberação, pois a decisão final cabe única e exclusivamente aos trabalhadores.

O STIU-DF, por conta da mediação, é obrigado a preservar o sigilo, mas manterá a categoria informada sobre o andamento do processo, sem detalhar os pontos que estão sendo tratados. Caso a empresa apresente uma proposta, todos os aspectos serão explicados minuciosamente no momento adequado, para que a categoria possa decidir de forma soberana.