Ontem, 18/08, em assembleia geral extraordinária realizada na sala de convivência da ENBPar, os(as) trabalhadores(as) aprovaram, por unanimidade, a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026.

É importante destacar que a data-base é 1º de janeiro, que o ACT tem vigência de 24 (vinte e quatro) meses, iniciando-se em 1º de janeiro de 2025 e encerrando-se em 31 de dezembro de 2026 e contém várias cláusulas importantes, tais como reajuste salarial de 4,83%, nos salários de agosto de 2025, referente ao IPCA acumulado no período compreendido entre 01/01/2024 a 31/12/2024, retroativo a 1º de janeiro de 2025 e a garantia do reajuste dos salários em janeiro de 2026, pelo IPCA do período compreendido entre 01/01/2025 e 31/12/2026. Além do aumento do valor auxílio alimentação/ refeição para R$ 1.261,00, com o pagamento das diferenças retroativo a fevereiro de 2025, e o reajuste do auxílio, pelo IPCA do período.

Destaca-se também, na contraproposta aprovada, a jornada de trabalho flexível, pagamento do 13º salário, parcelamento de férias, orientação quanto à prevenção de práticas discriminatórias, acompanhamento de acordo coletivo de trabalho, entre outras.

Também foi aprovado pelos trabalhadores a Contribuição Assistencial/Retributiva, conhecida como taxa de Fortalecimento Sindical, a ser descontada em uma única vez, durante a vigência desse ACT, correspondente a 1% do salário do mês de agosto de 2025. Ressalta-se que, o direito de oposição individual ao pagamento desta taxa está previsto na contraproposta aprovada, sendo responsabilidade do sindicato informar o procedimento a ser adotado com antecedência, para que, democraticamente, todos que quiserem possam fazer uso deste direito.

A ENBPar se comprometeu com o sindicato a fazer todos os esforços possíveis para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho aprovado pelos trabalhadores em assembleia até quarta-feira desta semana (20/08), bem como pagar todos os reflexos decorrentes do ACT ainda no pagamento do salário de agosto deste ano.

O STIU-DF agradece a confiança depositada pelos trabalhadores na entidade sindical e os elogios recebidos pela vitoriosa campanha salarial, mas ressalta que isto só foi possível devido a participação da categoria nas assembleias e também a vontade política demonstrada pela diretoria da empresa, que, reconhecemos, se empenhou, junto à SEST, para que a contraproposta fosse autorizada. Essa vitória, também não seria possível se não tivesse o engajamento da área de recursos humanos da empresa.

Temos completa convicção de que os trabalhadores da ENBPar ficaram satisfeitos com o empenho do sindicato para a melhoria das condições de trabalho e salário e que não se furtarão em se filiarem ao sindicato, para fortalecê-lo para as lutas futuras, porque SINDICATO SOMOS NÓS, É NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!