Na última sexta-feira, 16 de maio, o STIU-DF realizou a posse dos novos delegados sindicais da Tellus, eleitos no dia 9. Foram escolhidos para representar a categoria nas unidades do SAAN e de Taguatinga, respectivamente, os trabalhadores Jalisson Alves de Souza e Mariano Torres da Silva.
A eleição representa um marco importante na organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da Tellus e é vista pelo STIU-DF como um avanço político significativo. A escolha dos delegados reforça a importância da representação sindical de base na luta por direitos, condições dignas de trabalho e valorização profissional.
Para Ailton Andrade, diretor do STIU-DF, o momento é de celebração e compromisso. “Esse sindicato tem 40 anos de história, é reconhecido em todo o Brasil. Já formamos lideranças que se tornaram deputados, quadros políticos importantes. O papel de vocês agora é fundamental nessa caminhada coletiva. Estamos de braços abertos para ouvir, ajudar e lutar juntos”.
Victor Frota, dirigente sindical, também destacou a importância da escolha feita pelos trabalhadores. “Vocês já tinham um sindicato e decidiram confiar no STIU-DF. Isso mostra que reconheceram nosso trabalho sério e combativo. Nossa luta é pelo salário, mas também pela saúde, pelos direitos, pela dignidade. É com união e representação que conseguimos conquistas reais. E o papel dos delegados sindicais é essencial para manter essa ponte entre a base e o sindicato”.
Após formalizar a posse dos eleitos, o advogado Bruno Paiva, que representa o STIU-DF, reforçou o novo papel formal dos delegados. “Agora vocês têm um título, um reconhecimento formal como delegados do STIU-DF. Isso fortalece a atuação de vocês e mostra que o sindicato faz um trabalho sério, social, voltado para os direitos dos trabalhadores. Cada um tem seu perfil, e o importante é que esses perfis se complementem. Vocês vão lidar com muitas demandas, mas também vão crescer muito nessa jornada”, destacou
O STIU-DF reforça que a eleição dos delegados da Tellus é mais demonstração de que a organização coletiva e a união da categoria fazem a diferença. Em um contexto de desafios, é com participação ativa, filiação e luta conjunta que se constroem avanços reais.