Na última sexta-feira, dia 24 de maio, o STIU-DF se reuniu com representantes da ENBPar para tratar da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), PLR/2024 e PLR/2022.

Em relação à PLR/2024, informamos para a empresa, que ficamos sabendo que a Secretaria de Coordenação das Empresas Estatais (SEST) estipulou a data de 29/05/2024, para que a proposta seja enviada para sua análise, prazo esse completamente inexequível, já que apenas a aproximadamente 20 (vinte) dias os trabalhadores da ENBPar passaram a ter um sindicato que os representassem nas questões trabalhistas.

É impossível negociar indicadores e metas sérias e que dependam do esforço dos trabalhadores para serem atingidas, em um espaço de tempo curtíssimo, conforme previsto pela SEST. Em hipótese alguma aceitaremos um Termo de PLR “padrão” e sem discussão com a categoria. Isto seria uma imposição inaceitável, que não é do perfil do governo Lula, um governo de trabalhadores.

Informamos para os representantes da empresa, presentes na reunião, que enviaríamos oficio à mesma, solicitando a prorrogação do prazo para negociação do Termo de PLR/2024.

Sobre a PLR/2022, informamos para a empresa que ela não foi paga e por ser direito dos trabalhadores, que estavam na empresa em 2022, é necessário negociá-la para que ela não se transforme em um grande passivo trabalhista. A empresa ficou de analisar o pleito e se posicionar posteriormente.

PESQUISA DE DATA-BASE PARA A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Na questão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), novamente enfatizamos para a empresa que é inaceitável que seus trabalhadores não tenham um ACT para nortear as condições de trabalho entre as partes e que iniciaríamos a consulta junto aos trabalhadores, através de uma pesquisa, para que a categoria sugerisse cláusulas do ACT a serem negociadas com a ENBPar. Inclusive, informamos que defendemos o mês de maio, como o mês mais apropriado para a data-base dos trabalhadores da ENBPar.

Portanto, com o objetivo de construir uma Pauta de Reivindicações, que realmente contemple os anseios dos trabalhadores da ENBPar, o STIU-DF elaborou uma pesquisa, para que a categoria pudesse contribuir com sugestões para a construção da mesma.

Para participar da pesquisa, basta acessar o link: https://appstiudf.org.br/enbpar/ e fazer a sua valiosa contribuição.

Como estamos reivindicando a nossa data-base para maio é necessário fazer a pesquisa de data-base o mais rápido possível, para que possamos entregar a nossa pauta de reivindicações urgentemente para a empresa. Por isto estamos estipulando o prazo final para as contribuições na pesquisa de data-base em 07 de junho de 2024.

A participação da categoria na construção da Pauta de reivindicações dos trabalhadores da ENBPar, através da pesquisa de data-base, é fundamental para o sucesso da celebração de um acordo, que realmente contemple os anseios dos profissionais da empresa.

NÃO SE OMITA NESSE MOMENTO HISTÓRICO DOS TRABALHADORES DA ENBPar. PARTICIPE DA PESQUISA DE DATA-BASE E DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO DO SEU ACT!

NÃO SE ESQUEÇA, O PRAZO FINAL PARA PREENCHIMENTO DA PESQUISA DE DATA-BASE É 07/06/2024.