Conselho de Administração da companhia aprovou a criação da diretoria de Planejamento, Gestão de Negócios e Participações 

O Conselho de Administração de Furnas aprovou nesta segunda-feira, 22 de agosto, a nova composição de diretores e redistribuição das áreas executivas da empresa. Foi aprovada ainda a criação da diretoria de Planejamento, Gestão de Negócios e Participações, que ficará sob responsabilidade de Olga Simbalista, mestre em engenharia nuclear e ex-coordenadora de planejamento da Eletrobras. A área será responsável pelas atividades de planejamento estratégico e empresarial, gestão de negócios corporativos, de empreendimentos e de prestação de serviços. A diretoria vai acompanhar os novos negócios e as parcerias de Furnas com outras empresas, além da comercialização de energia elétrica, estudos de mercado, pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

As diretorias de Engenharia e Construção foram reunidas em uma única instância, denominada Diretoria de Expansão, com o objetivo de otimizar o desempenho das áreas de engenharia e construção dos empreendimentos corporativos. Márcio Abreu, engenheiro eletricista com 40 anos de experiência e ex-diretor técnico executivo de Itaipu Binacional, será responsável pela área.

Nilmar Foletto responderá pela diretoria de Finanças. O executivo é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e funcionário de carreira de Furnas até 2001, tendo ocupado cargos de chefe de divisão de planejamento financeiro, chefe de departamento e assistente da diretoria financeira.

A diretoria de Operação mantém suas atribuições nas atividades de operação, apoio técnico, manutenção das instalações de produção e transmissão de energia e de telecomunicações, focando cada vez mais em qualidade e confiabilidade. Cesar Ribeiro Zani continua à frente das atividades. A diretoria de Gestão Corporativa segue responsável pela infraestrutura corporativa, incluindo a cadeia de suprimento de materiais e serviços, espaços físicos e instalações, organização e tecnologia da informação, gestão do conhecimento e de pessoas, focando suas atividades em qualidade e menor custo. O diretor continua sendo Luis Fernando Paroli Santos.

“As mudanças têm por objetico adequar a estrutura da empresa ao modelo de negócios que vem sendo praticado no setor elétrico, otimizar o desempenho da gestão societária das participações de Furnas, direcionar a macro estrutura da empresas para o seu melhor dimensionamento e prepará-la para os novos desafios”, declarou Flavio Decat, que segue à frente da presidência da companhia.

(Agência CanalEnergia)