Nos próximos dias 9 e 10 de maio, os filiados e filiadas do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF) terão a oportunidade de escolher os novos membros que comporão a diretoria da entidade para o mandato de 2024 a 2028. Paralelamente, ocorrerão também as eleições para delegados e delegadas sindicais, um processo distinto mas igualmente importante para a definição das lideranças que representarão os interesses dos eletricitários e eletricitárias nos próximos anos.

Importante destacar que para participar do pleito, os associados devem estar em dia com suas obrigações sindicais. É necessário que tenham inscrição no quadro social do sindicato há pelo menos seis meses antes da data das eleições e que tenham quitado suas mensalidades até 30 dias antes do início da votação. Além disso, devem estar em pleno gozo dos direitos sociais estabelecidos pelo Estatuto da entidade.

O STIU-DF esclarece que ambas as votações são fundamentais para a composição do Plenário do Sistema Diretivo do sindicato, o que reforça a importância da participação ativa dos associados e associadas no processo eleitoral. Os membros aposentados também têm assegurado o direito ao voto.

A participação de todos é essencial para a democracia sindical e para a luta pelos direitos e melhorias das condições de trabalho para toda a categoria. Nesse sentido, o STIU-DF enfatiza que, de acordo com o artigo 8º da Constituição, é livre a associação profissional ou sindical.

Assim, qualquer tentativa de coagir ou impedir o direito à liberdade de associação, bem como a participação em atividades sindicais, a exemplo dos processos eleitorais do sindicato, deve ser considerada uma violação. É um direito inerente de cada trabalhador e trabalhadora exercer essa liberdade, sem que a empresa ou qualquer pessoa possa impedir, constranger ou coagir o associado.