FUR

A mais longa campanha salarial dos trabalhadores e das trabalhadoras do Sistema Eletrobras chega ao fim nesta semana, marcada mais uma vez pela irredutível luta da categoria em defesa de um ACT justo. Em resultado da pressão dos(as) trabalhadores(as) – demonstrada em três paralisações e em outras atividades desde o último mês de maio –, a direção da Holding finalmente avançou na contraproposta inicial durante a rodada de negociação ocorrida na última segunda-feira, 15/8, em Brasília.
Com a compreensão da conjuntura econômica e política, os(as) trabalhadores(as) demonstraram mais uma vez a maturidade que caracteriza a nossa categoria. A nova contraproposta foi encaminhada para deliberação nas assembleias, nos dias 16 e 17/8, sendo aprovada por maioria, embora algumas empresas ainda não tenham resultado conclusivo de suas várias assembleias. Dessa forma, o CNE considera aprovada a proposta da Holding para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2011.
Há que se destacar ainda que, apesar de ter sido um processo muito desgastante de negociação, mantivemos a coerência ao desatrelar totalmente a questão da PLR da campanha salarial, não permitindo que esse direito fosse usado como moeda de troca.
A categoria demonstrou mais uma vez sua capacidade de luta e alcançou uma proposta que consolida conquistas e benefícios no âmbito do Sistema Eletrobras. É preciso ressaltar, no entanto, que a aprovação do ACT não encerra a luta: estaremos, a partir de agora, atentos aos desdobramentos das negociações de outras categorias.
O CNE aguarda que os sindicatos fechem seus acordos específicos, a fim de que os efeitos do acordo nacional sejam logo viabilizados.
Parabéns, trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Eletrobras, pela inabalável disposição de luta demonstrada na campanha deste ano!

Concessões: FNU-CUT entra no debate

Encerrada a campanha da pauta nacional, a FNU-CUT volta a atenção para outro assunto de grande importância para os(as) trabalhadores(as) do setor elétrico: o vencimento das concessões a partir de 2015. A Federação coordenará uma campanha em defesa da renovação das concessões, a ser veiculada nacionalmente em breve. Desde já, o CNE destaca que será necessário o envolvimento dos trabalhadores nessa luta, pois o que está em jogo é o futuro das nossas empresas.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF