O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE realizou nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, o planejamento da campanha salarial de data-base 2024. Na oportunidade, foram apresentadas palestras sobre a importância do setor elétrico no cenário nacional e internacional. Essa foi uma oportunidade para enfatizar a necessidade de valorização dos eletricitários que compõem o quadro da maior empresa de energia elétrica da América Latina.

Nesse sentido, a participação da categoria na pesquisa divulgada pelos sindicatos foi fundamental para dar o norte nas prioridades da campanha. Como já era imaginado pelo CNE, apesar de todo o assédio moral e clima corporativo/organizacional apontados como ruim/péssimo não retiraram a disposição de mobilização e disposição de luta da categoria eletricitária.

As diversas sugestões e comentários enviados apontam a necessidade de que a Eletrobras privada coloque em prática seu discurso e valorize seu quadro de pessoal, fazendo jus ao seu “belo” discurso de perseguir metas de ESG, que inclui o ESG social. O discurso para fora é de buscar melhores práticas de mercado no quesito pessoal, com preocupação com seu quadro de trabalhadores, mas o que se constata é que o discurso é somente da porta para fora. Internamente a categoria eletricitária quer respeito e dignidade para poder executar seu trabalho.

Medidas administrativas como a adoção de valores de diárias abaixo das práticas de mercado (quando comparadas com outras empresas do setor), carga de trabalho alta pela falta de quadro de pessoal, falta de treinamento adequado causando temor na operação de suas funções, pressão e assédio moral por parte da gestão da empresa causando insegurança e adoecimento da categoria, a falta de informações claras e objetivas foram alguns dos relatos de Norte a Sul do País.

Nesse caminhar, a gestão da Eletrobras deveria investir em formação sobre preconceito, falta de inclusão, bullying, assédio moral, psicológico e sexual no trabalho. A busca por lucratividade não deve se sustentar no sacrifício e no comprometimento da saúde mental e física dos trabalhadores, que são fundamentais para assegurar a sustentabilidade energética do Brasil.

Fique atento(a)!

Para poder dar início às negociações do ACT serão realizadas as assembleias para aprovação da pauta de reivindicações. Acompanhem a chamada de seu sindicato! A participação nas assembleias é fundamental para compreender e mobilizar para o próximo período.