Iniciou-se nesta quarta-feira, 31 de janeiro, em Brasília, o planejamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). A atividade tem como foco principal debater a organicidade e atuação do coletivo, bem como, definir os próximos passos para a luta em defesa do setor elétrico e da categoria eletricitária.

Um dos temas centrais da reunião é a discussão sobre a retomada da Eletrobras para o povo brasileiro. Desde sua privatização em 2022, a Eletrobras tem estado no centro de várias controvérsias, incluindo preocupações com apagões, demissões e a qualidade do serviço prestado. O coletivo busca elaborar estratégias eficazes para reverter essa privatização, visando garantir a soberania energética do país e a proteção do patrimônio público.

Outro ponto importante na agenda do coletivo é a campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras e outras empresas do setor. Em um momento de mudanças significativas na estrutura da empresa, a luta por condições de trabalho justas e salários dignos é mais relevante do que nunca.

Além disso, o encontro também tem como objetivo estudar a viabilidade financeira e operacional da organização, um aspecto fundamental para assegurar a continuidade e o sucesso de suas iniciativas.

Dirigentes sindicais de diversos estados do país estão participando desta atividade, que se estende até a próxima sexta-feira (2). Durante os debates, os sindicalistas apresentaram uma variedade de perspectivas e experiências, colaborando para a construção de um plano de ação eficiente e decisivo na luta por um setor elétrico robusto e soberano.

Pesquisa campanha salarial

O CNE informa que nesta quarta-feira (31) encerrou o prazo para participação da pesquisa salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras. As respostas coletadas são imprescindíveis para o mapeamento das necessidades e expectativas da nossa categoria. Elas servirão para nortear os rumos das prioridades na campanha salarial e no acompanhamento de mudanças estruturantes no setor.

O Coletivo reforça que à medida que avançamos na campanha salarial, asseguramos nosso compromisso de lutar por condições de trabalho justas, remuneração adequada e um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos. E agradecemos todos os eletricitários e eletricitárias que participaram da pesquisa.

 Juntos, somos mais fortes!