Novembro é o mês dedicado a ações de prevenção e combate ao câncer de próstata. Mas por que criar um mês dedicado a isso?

Para iniciar nossa discussão sobre o Novembro Azul e a importância do cuidado com a saúde, compartilho um depoimento pessoal com vocês: no final de 2001, meu pai, com menos de 60 anos, foi diagnosticado com um aumento na próstata. Embora os exames indicassem que não era maligno, a remoção foi necessária devido ao desconforto extremo, chegando ao ponto de usar sonda. Mais de 22 anos após o tratamento, ele desfruta de uma vida saudável, mas faz questão de ressaltar que “não deseja aquela agonia para ninguém”.

Continuando nossa conversa, vale destacar que, historicamente, os homens evitam procurar orientação médica, seja para prevenção ou tratamento, devido a tabus relacionados à desconfiança, preconceito e vergonha. Felizmente, essa mentalidade está gradualmente sendo quebrada. Os dados que vou mencionar logo mais reforçam a necessidade de maior atenção à nossa saúde e campanhas que combatam a desinformação, motivando-nos a buscar cuidados médicos.

Os dados do Hospital Urológico de Brasília e do Ministério da Saúde são reveladores, a cada 40 minutos, um homem morre vítima de câncer de próstata e 1 em cada 6 será diagnosticado com a doença. No último triênio, foram registrados aproximadamente 65 mil casos. E para o triênio 2023/2025, são esperados 72 mil novos casos por ano, com cerca de 15 mil óbitos, tornando-o o segundo maior causador de morte no país, segundo o Instituto Oswaldo Cruz.

Outro fator alarmante é que quase metade dos homens não procuram o urologista. Ficar atento a sintomas como dificuldade de urinar, sangue na urina e diminuição do jato são sinais de que devemos buscar ajuda profissional com urgência. A prevenção envolve acompanhamento anual, especialmente para homens com mais de 40 anos ou histórico familiar.

Além disso, fatores como idade, histórico familiar, sobrepeso, obesidade, diabetes e problemas cardíacos aumentam o risco de câncer de próstata. Práticas saudáveis, como alimentação equilibrada, atividades físicas, controle de peso, não fumar e evitar o consumo de álcool, são aliadas na prevenção não apenas do câncer de próstata, mas de várias outras doenças.

Como mencionado anteriormente, a prevenção passa por um check-up anual para diagnosticar qualquer alteração o mais cedo possível. Em conclusão, todos, homens e mulheres, devem buscar a qualidade de vida por meio do cuidado com a saúde, física e mental. Espero que meu depoimento pessoal no início do texto incentive um maior cuidado com a saúde de todos.

*José Edmilson da Silva é diretor do Sindicato dos Urbanitários no DF e compõe a Secretaria de Pesquisa, Tecnologia e Assuntos Estratégicos.