Nesta sexta-feira (17) o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) lançou uma carta aberta ao parlamento brasileiro, na qual apontam diversos problemas que estão ocorrendo na Eletrobras após a sua privatização, que podem levar à “ocorrência de um sinistro de grandes proporções” caso o governo federal não intervenha urgentemente na empresa.

A carta destaca ainda que a privatização da Eletrobras, além de ter sido realizada em meio a irregularidades, determinou que o Estado brasileiro, mesmo mantendo 43% das ações, com direito a voto, tivesse seu poder de mando, na empresa, limitado a 10%. “Uma aberração.”

A medida beneficia o grupo privado 3G, que com menos de 0,5% de ações, com direito a voto, controla totalmente a empresa, à revelia do Estado brasileiro, que é o maior acionista da empresa.

O Coletivo cobra uma ação dos parlamentares para que o setor elétrico brasileiro não entre em colapso. “É inadiável que o Parlamento brasileiro denuncie os problemas que estão ocorrendo na Eletrobras, na tribuna da Câmara e do Senado, bem como, convoque os responsáveis para prestarem os esclarecimentos necessários ao Congresso Brasileiro”.

“Também é urgente, que o executivo, via MME, exija o cumprimento do contrato de concessão e que todos os riscos de colapso do sistema elétrico da Eletrobras sejam definitivamente eliminados. Afinas de contas é responsabilidade do MME zelar pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia elétrica, no país”, destaca o texto.

Leia a íntegra da carta aqui.

Por Roberta Quintino / Salve a Energia