A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados confirmou a realização de uma audiência pública para debater as consequências da iniciativa da Eletrobras de incorporar Furnas. O requisito foi proposto pelos deputados Rogério Correia (PT/MG) e Reimont (PT/RJ), e busca analisar os efeitos dessa ação para os serviços de geração e transmissão de energia elétrica, bem como suas implicações para Minas Gerais e o Brasil.

Segundo o documento apresentado pelos parlamentares, a audiência pública tem como objetivo discutir a decisão da Eletrobras e seus impactos na prestação de serviços de energia elétrica. O texto do requerimento destaca a importância histórica de Furnas, mencionando sua criação na década de 1950 para superar uma crise energética que ameaçava os principais centros socioeconômicos do país.

O fim de Furnas, além de representar o encerramento de uma era de sucesso no setor elétrico brasileiro, também traz preocupações quanto aos usos múltiplos das águas do Lago de Furnas, que incluem atividades de turismo, agricultura, navegação, piscicultura e privacidade. Com a privatização da Eletrobras e as modificações para a Usina de Furnas, esses usos podem ser ameaçados.

“A iniciativa representa o fim da memória de um dos maiores casos de sucesso da história do Brasil. A incorporação de Furnas pela Eletrobras vai além do cancelamento do CNPJ da empresa, destrói todas as referências que construíram a memória da joia da coroa de Minas Gerais e do setor elétrico brasileiro”, destaca trecho do requerimento.

No documento, os parlamentares pedem a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia, o presidente da Eletrobras, a Associação dos Empregados de Furnas, o Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, o Instituto Ilumina e o prefeito do município de Guapé (MG).

Os deputados enfatizam a urgência do debate e a necessidade de avaliar os impactos da medida, buscando soluções políticas para reverter um processo que consideram agressivo para Minas Gerais e para o povo brasileiro. A audiência está programada para ocorrer nas próximas semanas, proporcionando um espaço para análise detalhada das implicações do fim de Furnas.

Por Brasil 247 – Publicado em 30 de outubro de 2023.