O mês de setembro é reconhecido como o “Setembro Amarelo”, um período de conscientização e prevenção do suicídio e das doenças mentais. O movimento surgiu como uma iniciativa para sensibilizar e abordar questões relacionadas à saúde mental, desmistificando o tabu em torno do suicídio e incentivando o diálogo.

Nesse contexto, o Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) vai promover uma conversa, na quinta (28), às 19h, sobre saúde mental, trabalho e acolhimento. A atividade vai contar com a participação da psicóloga Luciane Felício e a mediação da dirigente sindical, Silvia Portela.

É essencial reconhecer como as condições de trabalho podem agravar os problemas de saúde mental dos trabalhadores. Pressão, prazos apertados, falta de apoio e insegurança no emprego são fatores que contribuem para o estresse e o esgotamento. Assim, o Setembro Amarelo não se trata apenas de conscientização, mas também de destacar as causas subjacentes das doenças mentais, incluindo fatores sociais e o ambiente de trabalho.

Além do diálogo sobre saúde mental no ambiente de trabalho o evento se concentrará em estratégias de prevenção e no papel do acolhimento. Os participantes terão a oportunidade de aprender como identificar sinais de alerta e onde buscar apoio.

A atividade será transmitida pelo canal no YouTube do Sindicato.

Contamos com a sua participação!