Em reunião com a superintendente de RH, gerente da área de segurança e saúde do trabalho e a relações trabalhistas da Neoenergia, ocorrida no último dia 29/08, o STIU-DF cobrou o posicionamento da empresa sobre os diversos pontos relacionados abaixo, alguns já reiteradamente demandados pelo Sindicato:

  • Fornecimento de manga Classe 2 em vez de manga Classe 0;
  • Fornecimento de capas de chuva e blusas de frio RF;
  • Necessidade bala clava que ofereça maior conforto;
  • Disponibilização e higiene dos banheiros das subestações, sobretudo para as trabalhadoras;
  • Aquisição e disponibilização da vestimenta feminina “top” RF.

O Sindicato solicitou providências ainda sobre as falhas constantes de comunicação entre o COI e equipes de campos; as divergências de cadastro existentes entre o que consta no Sistema de Apoio a Operação (SAO) e no campo; o gozo do intervalo de refeição; os estacionamentos nos locais de trabalho; e sobre a aquisição de escadas inadequadas de 6m pela empresa, que não servem para utilização geral na rede elétrica.

As representantes da empresa informaram que já há andamento de providências sobre alguns dos pontos levantados, mas que irá reiterar em resposta sobre todas as demandas do Sindicato.

O STIU-DF registrou na reunião o avanço representado pela contração de mulheres, sobretudo para as áreas operacionais da empresa, onde antes predominava amplamente a contratação de trabalhadores. Acrescentou, porém, a necessidade de uma maior adequação do ferramental de trabalho, com a aquisição de equipamentos que, mantendo as especificações adequadas, sejam mais leves e ergonomicamente melhores para o manuseio. Como exemplo, os dirigentes sindicais citaram a possibilidade de substituir a vara de manobra pela telescópica, que é bem mais leve.

O Sindicato pontuou ainda a sua preocupação com os frequentes relatos de situações de estresse, pressão psicológica e ansiedade vivida pelos trabalhadores, cobrando da empresa uma atuação firme na promoção da saúde mental e do bem-estar dos empregados. As representantes da Neoenergia responderam que neste mês de setembro, que é voltado ao debate sobre saúde mental, este tema será tratado nos DESCs.

O Sindicato reforça a necessidade de que, aos primeiros sinais dessas situações, o (a) trabalhador (a) procure ajuda imediatamente e contate os (as) dirigentes sindicais para auxiliar caso encontrem dificuldades no trabalho. A preservação da saúde das pessoas deve ser fundamental e basilar em qualquer organização.

Por fim, o STIU-DF reiterou na reunião a importância do registro da CAT no caso de acidentes ou incidentes no ambiente de trabalho, e que a empresa não pode criar dificuldades para esse procedimento. Se isso ocorrer, o empregado deve procurar imediatamente a entidade sindical.

O Sindicato informará à categoria sobre as respostas e encaminhamentos da empresa sobre todas as demandas pontuadas.

Fortaleça as lutas da nossa categoria.

 Filie-se ao STIU-DF!