A diretoria do Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) manifesta seu total apoio à luta do(a)s professore(a)s e orientadores(as) educacionais do Distrito Federal que estão em greve desde o dia 4 de maio, além disso, repudia a ação inflexível do governador Ibaneis Rocha, que tenta judicializar o movimento grevista da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), a greve tem como objetivo lutar contra as condições de trabalho precárias que resultaram da política de sucateamento do governo Ibaneis. Turmas superlotadas, desmonte da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do ensino especial, atrasos no repasse do PDAF, comprometimento das atividades pedagógicas por falta de estrutura e de pessoal, além da desvalorização dos profissionais da educação, que estão com seus salários congelados há 8 anos.

O governo respondeu a esse problema com 6% de reajuste em 2023, que sequer cobre as perdas do último período. Cabe registrar que, em abril o aumento no salário do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e da vice-governadora, Celina Leão (PP), foi de 25%.

O STIU-DF reconhece a importância da luta do Sinpro-DF e de toda a categoria profissional para a garantia de melhores condições de trabalho e o fortalecimento da educação pública.

Defender o professor é defender a educação de qualidade para todos!