Companheiras e companheiros, todos são testemunhas da luta incansável do CNE pela reestatização da Eletrobras. E, o mais importante é que os resultados dessa luta estão aparecendo.

O presidente Lula enviou Mensagem ao Congresso Nacional ressaltando a importância de recuperar a Eletrobras como patrimônio do povo brasileiro. Fez duras críticas à privatização, classificando-a como “errática”, “crime de lesa-pátria” e “quase uma bandidagem”. Além disso, orientou a AGU a entrar com ação na justiça, objetivando a retomada da Eletrobras como patrimônio do povo brasileiro. Várias outras ações, sobre o assunto, estão ocorrendo dentro do governo, com sinalizações importantes e favoráveis à nossa luta.

Tudo, mas absolutamente tudo, que está ao alcance do CNE está sendo feito, e estamos obtendo sucesso, apesar de toda as dificuldades de um processo complexo como esse. Agora chegou a vez da categoria se manifestar, demonstrando claramente que essa não é uma luta só dos dirigentes sindicais, mas de todas as trabalhadoras e trabalhadores da Eletrobras.

Dirigentes sindicais eletricitários de todo o país estão vindo para Brasília, para participarem do ato público pela reestatização da Eletrobras. Movimentos sociais, parlamentares e lideranças sociais também foram convidados. Mas o sucesso do nosso ato depende muito da participação das trabalhadoras e trabalhadores da sede da Eletronorte, em Brasília.

Em hipótese alguma, nesse momento crucial de nossa luta, quando os ventos sopram a nosso favor, podemos nos omitir e deixar de participar do Ato pela Reestatização da Eletrobras. O Ato será ordeiro, pacífico, democrático e está sendo minuciosamente organizado.

Companheiras e companheiros, não basta a vontade política demonstrada publicamente pelo presidente Lula, em retomar a Eletrobras como patrimônio do povo brasileiro. Não basta a luta incessante e árdua dos dirigentes sindicais do CNE pela reestatização da Eletrobras. Não basta o apoio incondicional dos movimentos sociais em prol de nossa luta. Não basta nada disso, se não tivermos o apoio verdadeiro de nossa categoria, não apenas através de palavras, mas principalmente através de ações, pois um exemplo vale mais do que mil palavras.

O sucesso do Ato Público pela reestatização da Eletrobras é de responsabilidade de todos nós, de toda a categoria e não apenas dos dirigentes sindicais. Acreditamos no completo sucesso do Ato Público, pois confiamos totalmente em nossa categoria.

Em hipótese alguma, podemos terceirizar essa luta. Ela é intransferível. Ela é de nossa responsabilidade!

Participem do Ato Público pela reestatização da Eletrobras. Sua participação é imprescindível!