Reprodução Previc.

Com a participação de dirigentes do STIU-DF, a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão) se reuniu na última terça-feira (28/02) com o novo diretor-superintendente da PREVIC, Ricardo Pena Pinheiro.

Na oportunidade, o presidente da ANAPAR Marcel Barros parabenizou o novo dirigente e reforçou a pauta do conjunto dos participantes e assistidos dos Fundos de Pensão, consubstanciada no documento “Agenda Positiva”.

Ricardo Pena retorna à Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) depois de ter sido o seu primeiro superintendente e um dos principais articuladores da Lei 12.154/2009, que criou a autarquia.  Exerceu também o cargo de Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência entre 2008 e 2009, além de ter presidido o fundo de pensão dos servidores públicos federais (Funpresp-Exe) por dois mandatos.

Na reunião, dirigentes do STIU-DF pontuaram as principais preocupações da categoria, principalmente o interesse da atual direção da Eletrobrás em mudar estatutos e controlar os recursos e as entidades de previdência complementar do grupo. Outro ponto é a “banalização” do voto de qualidade nas nossas entidades. O Sindicato registrou que, na FACEB, esse malfadado instituto está sendo utilizado até para destituição arbitrária de conselheiros eleitos.

O novo superintendente da Previc manifestou o seu comprometimento com a pauta da ANAPAR, especialmente a defesa do ato regular de gestão, a proteção ao contrato previdenciário, o fortalecimento da previdência complementar e a descriminalização dos dirigentes, conselheiros e funcionários dos fundos de pensão. Disse também que está atento ao debate envolvendo as entidades de previdência do grupo Eletrobrás e que, no âmbito da Previc, tudo será feito para proteger os interesses dos participantes e assistidos do setor elétrico e do Brasil.