Como resultado das ações propostas no Encontro Setorial das Federações Urbanitárias (dias 10 e 11/1, em Brasília), os dirigentes sindicais reuniram-se pessoalmente com vários integrantes do governo Lula e parlamentares para apresentar a pauta de reivindicações do ramo.

Na quarta-feira (11/1), aconteceram reuniões com a deputada Gleisi Hoffman, presidente do PT, com o Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, e a deputada Érika Kokay.

Em ambos os encontros, a comissão de dirigentes da CNU, FNU, FRUNE, FURCEN e FRUSE, tendo à frente os presidentes da CNU e FNU, respectivamente Paulo de Tarso e Pedro Damásio, explicaram a urgência de medidas para que seja promovida:
. a reestatização da Eletrobras, a fim de garantir a soberania nacional energética, as tarifas mais justas aos consumidores, programas sociais como o Luz para Todos e manutenção do corpo de empregados altamente qualificados da empresa;
. a revisão do marco regulatório (Lei 11.445/2007 e 14.026/2020), para a garantir o direito à água e ao saneamento a todos os brasileiros e defender as empresas públicas do setor, as únicas que têm o compromisso social com a universalização dos serviços, com qualidade e preços justos. As mudanças no marco regulatório devem ser feitas por meio de amplo debate com a sociedade com a finalidade de aperfeiçoá-lo, garantindo entre outras melhorias, a possibilidade de celebração de Contratos de Programa para a prestação dos serviços de saneamento; além de repactuar o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). Leia aqui o documento das propostas dos urbanitários para a universalização dos serviços de saneamento.

deputada Gleisi Hoffman se posicionou favorável à pauta de demandas dos trabalhadores e se comprometeu em levar os temas ao debate no Plenário da Câmara.

Na audiência com o Ministro Márcio Macedo, no Palácio do Planalto, da qual também esteve presente o deputado João Daniel (PT-SE), os urbanitários apresentaram e explicaram suas demandas para o saneamento,  energia,  gás e meio ambiente, e tiveram a sinalização de que a pauta urbanitária é muito justa ao objetivar garantir os direitos fundamentais de energia elétrica e saneamento a todos os cidadãos brasileiros. O Ministro disse que irá estudar com muita atenção os temas e irá levar ao conhecimento do conjunto do governo Lula tais reivindicações.

A reunião desta quinta-feira (12/1) foi com Sérgio Dias, Chefe de Gabinete do Secretário-Executivo do Ministério das Relações Institucionais, que tem Alexandre Padilha, como Ministro. Ele se comprometeu em explicar as reivindicações dos trabalhadores urbanitários ao Ministro e formalizar estudos em seu Ministério para que possam também subsidiar o governo federal, como um todo, na tomada de decisões sobre as questões.

A comissão de dirigentes das federações urbanitárias na reunião no Ministério das Relações Institucionais foi formada por Iara Nascimento, secretária-geral da FNU; Fabíola Antezana (CNU, FURCEN e STIU-DF); Arilson Wunsch (FNU e Sindiagua-RS); Lucas Gabriel Tonaco (FNU e Sindágua-MG); Sílvio Sá (Sindisan-SE); Emanuel Mendes Torres (Coordenador do CNE e Sintergia-RJ) e Ikaro Chaves (AESEL).

Pedro Damásio, presidente da FNU, reafirma o sucesso do Encontro Setorial das Federações Urbanitários e classificou como vitoriosa a agenda em Brasília. “Além de definirmos a pauta de contribuição dos urbanitários ao governo Lula, conseguimos apresenta-la pessoalmente à presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, ao Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, à deputada Érika Kokay, e ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por meio de sua secretaria-executiva”. Ele ainda explicou que novas ações estão previstas junto ao governo e parlamentares para que a luta dos trabalhadores urbanitários, pelo retorno da Eletrobras pública e em defesa das empresas de saneamento, seja consagrada de êxito.

Via https://www.fnucut.org.br/