Débora Moraes durante atividade representando o MAB. Foto: Arquivo MAB

É com imensa tristeza e pesar que o Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) recebe a notícia da perda de mais uma companheira de luta vítima de feminícidio. Débora Moraes, 30 anos, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Porto Alegre, foi assassinada no dia 12 de setembro.

Em nota, o MAB destaca que o ódio contra as mulheres e o desejo de controle sobre os corpos e vidas das mulheres está fortalecido hoje no Brasil e encontra expressão no governo de Jair Bolsonaro.

“O estímulo à violência, o deboche diante da morte e o machismo escancarado marcam seu discurso e suas ações. A piora nas condições de vida, a perda de empregos e o abandono de políticas sociais também agravam a situação e nos deixam ainda mais expostas à violência. Diante da perda de nossa companheira, reafirmamos o compromisso em lutar para derrotar de uma vez por todas o projeto de morte do bolsonarismo”.

Para que mais nenhuma mulher e menina desse país sejam vítimas da violência patriarcal, seguiremos em luta por Débora Moraes e tantas outras mulheres que tiveram suas vidas ceifadas pelo simples fato de serem mulheres.

E diante de tanta dor e pesar que nos despedimos de Débora e nos solidarizamos com todos os seus familiares, amigos e companheiros de luta.

Débora Moraes, presente!

Justiça!