Com o auditório lotado, o Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU) promoveu, na quinta-feira (11), o lançamento do Comitê Popular de Luta dos Eletricitários no Distrito Federal. A atividade contou com a participação de parlamentares, candidatos ao governo da cidade, ao senado, à Câmara Federal e Distrital, além de representantes de movimentos populares e entidades sindicais.

Para a direção do STIU-DF, o lançamento do Comitê dos Eletricitários é fundamental para a efetiva construção de uma mudança de rumo na capital federal e no país. Em manifesto divulgado na atividade, o sindicato ressalta que “nunca uma eleição foi tão importante para o Brasil como essa que se avizinha”.

“Depois do golpe contra a presidente Dilma, que colocou a “Ponte para o Futuro” de Temer no poder e permitiu a ascensão política da extrema-direita de Bolsonaro, o país mergulhou na mais severa crise social da sua história recente, com 33 milhões de pessoas passando fome, comendo sopa de osso, carcaça de frango ou restos encontrados nos lixões”, destaca o documento.

Para a direção do STIU-DF, o lançamento do Comitê dos Eletricitários é fundamental para a efetiva construção de uma mudança de rumo na capital federal e no país.

Diante dos retrocessos vividos pelos eletricitários e por toda a população brasileira, o STIU-DF manifesta, de forma inequívoca, “a importância de elegermos Lula presidente da República, a chapa Leandro Grass-Olgamir Amâncio ao governo do DF, a companheira Rosilene Corrêa para o Senado, bem como uma ampla bancada de deputados (as) federais e distritais comprometidos (as) com os trabalhadores e com as principais causas do povo brasileiro”.

Na ocasião, a deputada federal, Erika Kokay (PT-DF), lembrou da luta dos eletricitários em defesa da CEB, contra a privatização da Eletrobras e da constante luta em defesa da classe trabalhadora.

“Nós estamos aqui, nesse centro de luta para dizer que nós vamos reestatizar a Eletrobras, vamos possibilitar que todos os trabalhadores da CEB sejam aproveitados pelo poder público. E é com o som do maracá, com o som do berimbau, dos tambores, com a lutas dos eletricitários e eletricitárias que nós vamos estar subindo a rampa do Palácio do Planalto”, afirmou a parlamentar.

“Nós vamos recuperar esse país”, frisou o candidato ao governo do DF pela federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass. Para ele, os comitês populares são essenciais para o resgate da cidade. “Esse comitê popular será um ponto de concentração da esperança, da luta e também do sonho daquilo que a gente quer para o Brasil”.

Grass mencionou ainda que a população do DF experimentou nos últimos anos um estelionato eleitoral “feito em muitos episódios, e sem dúvida, o maior deles foi a privatização da CEB Distribuição”, medida que tem impactado diretamente a prestação do serviço de energia da cidade.

Olgamir Amâncio, vice na candidatura de Leandro Grass ao governo do Distrito Federal, disse que qualquer medida de privatização já encaminhada precisa ser revogada. “Nós não podemos continuar entregando o patrimônio que é do nosso povo para enriquecer aqueles que já são ricos”.

Na oportunidade, os candidatos e candidatos à Câmara Federal e Distrital ressaltaram a importância de se construir a unidade dos movimentos para garantir a eleição de uma bancada que atenda os interesses da classe trabalhadora.


Leia a íntegra do Manifesto dos Eletricitários e Eletricitárias do DF sobre as eleições gerais de 2022:

Nunca uma eleição foi tão importante para o Brasil como essa que se avizinha.

Depois do golpe contra a presidente Dilma, que colocou a “Ponte para o Futuro” de Temer no poder e permitiu a ascensão política da extrema-direita de Bolsonaro, o país mergulhou na mais severa crise social da sua história recente, com 33 milhões de pessoas passando fome, comendo sopa de osso, carcaça de frango ou restos encontrados nos lixões.

Só mesmo os desmandos de um governo vil, insensível e completamente desconectado das demandas populares explicam a volta da fome no país, que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Essa é a face mais cruel do pós-golpe, mas a degradação imposta pelo governo Bolsonaro foi mais ampla. A obsessão privatista, sobretudo em relação ao setor elétrico, conseguiu alinhar os interesses de mercado, a mídia neoliberal e o corporativismo do parlamento mais antipopular e corrupto da história do Brasil para privatizar a Eletrobrás, uma das maiores e mais importantes empresas de energia elétrica do nosso continente.

No Distrito Federal não foi diferente. A eleição de Ibaneis Rocha, aliado de primeira hora de Bolsonaro, que prometeu em 2018 não privatizar as empresas públicas e resolver os problemas estruturais da saúde, moradia e transporte, representou o maior engodo eleitoral da história da nossa cidade. A venda da CEB Distribuição em 2020, reconhecida pela própria Aneel como uma das melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, foi levada a cabo pelo GDF na típica forma de atropelo, sem aprovação de lei, sem debate com a sociedade e sem ouvir os trabalhadores.

Mas essas privatizações não ocorreram sem a aguerrida resistência dos eletricitários do DF e do Brasil, que já colocaram em marcha a luta pela reestatização da Eletrobrás e a defesa da reintegração dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB ao serviço público!

Porém, é preciso ter clareza de que, para reverter os retrocessos, assegurar o fortalecimento do movimento sindical e das empresas públicas, garantir direitos e acabar com a fome que assola o país, é fundamental a participação ativa e mobilizadora da nossa categoria nas eleições gerais de outubro próximo.

Assim, nesse ato de lançamento do Comitê Popular de Luta dos Eletricitários do DF, queremos manifestar, de forma inequívoca, a importância de elegermos Lula presidente da República, a chapa Leandro Grass-Olgamir Amâncio ao governo do DF, a companheira Rosilene Corrêa para o Senado, bem como uma ampla bancada de deputados (as) federais e distritais comprometidos (as) com os trabalhadores e com as principais causas do povo brasileiro!

Só assim, poderemos contribuir com a efetiva mudança de rumo na capital federal e com a reconstrução do país!