É com imenso pesar que o STIU-DF comunica o falecimento da militante e ex-dirigente do STIU-DF, Lúcia Maria de Paiva Rodrigues.

Lúcia Maria dedicou a sua vida à luta por dignidade, igualdade e justiça à classe trabalhadora. No Sindicato dos Urbanitários atuou nas primeiras direções da entidade, contribuindo para a construção de um movimento sindical forte, garantindo direitos históricos aos eletricitários. Lúcia extrapolou os limites de atuação sindical do STIU/DF e se projetou nacionalmente como uma das grandes lideranças sindicais do País. Participou ativamente da organização do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE e das intersindicais Sindinorte e SindFurnas. Ela deixa sua marca na história do sindicalismo do Distrito Federal e do Brasil.

Lúcia deixou um legado de luta extraordinário em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Era admirada e respeitada por todos pela sua liderança e pela firmeza de suas posições políticas. Vivia com simplicidade e nunca se preocupou em acumular mais do que o necessário para sobreviver. Sua vida foi dedicada a luta por melhores condições de trabalho para os trabalhadores e por uma sociedade fraterna e justa.

A nossa companheira Lúcia se foi, mas o seu exemplo de luta e dedicação na organização da classe trabalhadora ficará eternamente entre nós. Na terra perdemos uma guerreira na luta pelos menos favorecidos, mas o céu ganhou mais um anjo para defender e proteger os oprimidos e os injustiçados.

Os diretores e trabalhadores do Sindicato dos Urbanitários no DF manifestam a sua mais profunda admiração e respeito por Lúcia Maria  e registram o seu mais profundo lamento.

O velório será realizado amanhã, 27, a partir das 9 horas, na capela 1. O sepultamento será às 11h no cemitério Campo da Boa Esperança, na Asa Sul.

Lúcia Maria, presente!