Os trabalhadores da Eletronorte, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 25/07/2022, repudiam veementemente a punição, por advertência, imposta ao Conselheiro Representante dos Empregados da Eletronorte, Ikaro Chaves, pelo Conselho de Administração da Eletronorte e pelo Comitê de Auditoria e Riscos Estatutários da Eletrobras (CAE).

A descabida e arbitrária punição foi, segundo a empresa, devido a fala do companheiro Ikaro Chaves em audiência pública realizada no Senado federal, em 31/05/2021, quando o companheiro estava representando o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, a convite dos senadores. De acordo com a empresa, o companheiro Ikaro Chaves agiu com violação dos deveres de observância obrigatória pelos conselheiros, faltando com lealdade à companhia e não guardando sigilo de informação.

Repudiamos, com veemência, essa acusação leviana, pois ela não corresponde com a verdade dos fatos. O companheiro Ikaro Chaves sempre defendeu, com lealdade, institucionalmente a Eletrobras e Eletronorte, e em nenhum momento, particularmente na audiência pública, deu informações que não eram de conhecimento público.

A punição além de ser descabida, é arbitrária, pois, a apuração que a empresa diz que realizou, sequer respeitou o sagrado direito de defesa do representante eleito, pelos trabalhadores, no Conselho de Administração da Eletronorte.

Infelizmente, a verdade é que essa punição descabida, arbitrária e autoritária tem o objetivo de tentar calar a voz dos trabalhadores no Conselho de Administração da Eletronorte, impondo a famosa política do medo, muito utilizada nas empresas privadas, mas nem o nosso representante no CA da Eletronorte, Ikaro Chaves, e nem os trabalhadores se deixarão intimidar. Continuaremos a lutar com todas as nossas forças por um Brasil para os brasileiros e pela reestatização da Eletrobras.

Os trabalhadores da sede da Eletronorte repudiam veementemente a punição descabida, arbitrária e autoritária imposta ao companheiro Ikaro Chaves, nosso representante CA Eletronorte e apoiam integralmente a retirada imediata da mesma.

Todo apoio ao companheiro Ikaro Chaves.

Trabalhadores da sede da Eletronorte