fnu

Os trabalhadores (as) do Sistema Eletrobras entraram nesta quinta-feira, dia 21 de julho, no segundo dia da paralisação nacional aumentando o nível de adesão ao movimento (veja quadro). Os grandes veículos de comunicação noticiaram a mobilização da categoria em todo país, o que demonstra a repercussão da luta realizada até aqui.
A Direção das Empresas e o Governo por enquanto se escondem, preferindo continuar com a estratégia de não reabrir as negociações com os trabalhadores(as), e, além disso, continuam com utilizando o famigerado interdito proibitório para açodar os sindicatos, como foi o caso nos estados do Rio de Janeiro, Rondônia e Piauí.
Essa posição retrógrada de não negociar com o CNE e perseguir as entidades sindicais mostra que para eles os 27 mil trabalhadores (as) são apenas números dentro do Sistema Eletrobras. E que o mais importante é seguir a risca o que manda o Governo: nada de ganho real, avanço nas demais cláusulas do ACT e interlocução com o movimento sindical.
Diante fragilidade das direções das empresas, que estão de joelhos aos interesses do Governo Dilma de colocar na conta dos trabalhadores (as) os cortes orçamentários exigidos pelo mercado e a burguesia nacional, cabe os trabalhadores irem à luta com toda força, reforçando sua mobilização sem ter medo de instrumentos como o interdito proibitório, mostrando a sociedade os riscos que envolvem para o futuro do país o sucateamento do setor elétrico nacional.
Nos próximos dias 26 e 27 o CNE estará reunido em Brasília para fazer uma avaliação da paralisação e planejar novas ações para dar continuidade à mobilização dos trabalhadores (as).Temos a convicção de que estamos no caminho certo, pois sem luta não existe vitória!

Trabalhadores entregaram Carta e Pauta a Lula

Na manhã desta quinta-feira, dia 21, o Sinergia-BA entregou Carta Aberta e a Pauta de Reivindicações ao ex-presidente Lula, com intuito de pedir ajuda para retomada das negociações do ACT 2011, hoje paralisado por intransigência da Direção da Eletrobras e do Governo. Esperamos que esse gesto de Lula mostre ao Governo que o diálogo ainda é a forma mais democrática de se resolver uma negociação.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF