A Intersindical ONS atenta as condições de trabalho e de segurança de toda a categoria, desde o início da pandemia da COVID-19 e, observando as condições após o retorno presencial, na condição híbrida, em 02/05/2022, percebemos, desde o início de junho, um aumento considerável no número de casos de COVID-19, em especial na sede Rio de Janeiro.

Diante desses fatos a Intersindical emitiu oficio à empresa, no dia 13/06/2022, sugerindo alguns ajustes nos protocolos adotados, mas, até o momento ainda não tivemos retorno às propostas que emitimos e assim que obtivermos esse retorno, avisaremos a categoria.

Entretanto é importante salientar, dentre as várias propostas que fizemos à empresa, uma em específico que aqui destacamos e que, inclusive, não depende da empresa, que é o uso de máscaras. Desejamos conclamar a toda a categoria para a importância do uso de máscaras, durante todo o período de presença física, nas sedes do ONS, essa ação que sugerimos à empresa que seja adotada como exigência para todos os trabalhadores, aos moldes do que é adotado em diversas empresas, como a EPE – Empresa de Pesquisa Energética.

Na opinião da Intersindical ONS essa ação, simples e calcada no bom senso, é importantíssima para evitarmos o risco do contágio, do aumento da taxa de transmissão da COVID-19, evitarmos que, mesmo de forma não intencional, sermos vetores de transmissão a nossos colegas de trabalho e estes também serem transmissores do vírus a seus familiares ou a pessoas que porventura tenham contato.

Portanto queremos deixar clara a posição da Intersindical e propor a todos(as) o uso de máscaras nos ambientes de trabalho, principalmente enquanto percebemos esse estágio de contágio tão intenso, essa é uma atitude que não depende de uma ação da empresa, basta que todos(as) nós busquemos atuar com consciência e bom senso e  adotarmos uma ação em prol de nossa saúde e da saúde de nosso próximo.

São inúmeros estudos que comprovam que o uso de máscaras reduz o risco de transmissão da COVID-19 e reiteramos o pedido para que todos(as) a utilizem quando estiverem presencialmente nas sedes do ONS bem como em ambientes fechados ou aglomerações.

PAUTA E CRONOGRAMA DO ACT 2022/2024:

Seguindo o padrão de nossas ações para discussão de ACT nacional estamos iniciando nosso processo negocial para o ACT 2022/2024.

Assim queremos trazer as seguintes informações a respeito da negociação do ACT 2022/2024:

  • Entre o dia 22/06/2022 a 15/07/2022 todas(os) trabalhadoras(es) estão convocados para emitirem suas sugestões de pauta para o ACT 2022/2024, a partir do acesso a página : https://urbanitariosdf.org.br/dw/intersindicalons/. Ao acessar a página e só fazer o cadastro e fazer suas sugestões, no mesmo padrão utilizado nos últimos três anos.
  • No dia 30/06/2022 a Intersindical ONS fará a 1° reunião, com a empresa, de acompanhamento do ACT 2022 e definiremos o cronograma de negociação do ACT 2022/2024.  Após a reunião com a empresa comunicaremos a categoria os detalhes do que foi tratado e o cronograma de negociação 2022/2024;
  • Entre 18/07 e 29/07 a Intersindical fará a tabulação das propostas dos trabalhadores para a pauta de negociação do ACT 2022/2024. Ato contínuo os sindicatos, que compõem a Intersindical ONS, farão as assembleias em cada base para aprovarem a pauta de negociação para o ACT 2022/2024. A entrega da pauta de negociação do ACT 2022/2024 será encaminhada à empresa tão logo sejam concluídas as assembleias nas bases do ONS e a data exata, para o envio da proposta, será definida junto à empresa na reunião que será realizada no dia 30/06. Tão logo definirmos a data, informaremos a categoria.

Fiquem atentos às próximas notas da Intersindical ONS e reforçamos o convite a todos da categoria que participem da pesquisa de pauta para termos um bom ACT para os próximos dois anos e também desejamos frisar a importância para que todos(as) se cuidem em relação a pandemia da COVID-19 que ainda continua vitimando um número considerável de pessoas  em nosso país, mesmo que os sintomas,  que são relatados, sejam mais brandos e que o número de mortes tenha se reduzido de forma considerável, não temos como prever a extensão das  sequelas que podem atingir, quem contraiu a COVID-19 e que podem afetar a cada um de nós e ao nosso próximo.

Use máscara e evite o risco de contágio da COVID-19.