A Eletronorte, criada em 20 de junho de 1973, é responsável por garantir a geração e transmissão de energia para grande parte do território brasileiro, atuando, principalmente, na região norte do país contribui para a integração dos estados ao Sistema Elétrico Brasileiro.

Em seus 49 anos de atuação como estatal, a empresa, formada por um quadro técnico de excelência, carrega em sua história grandes realizações, foi pioneira na construção de Tucuruí, maior usina genuinamente brasileira, além de ser responsável por programas internacionalmente reconhecidos como o Waimiri Atroari.

Além disso, foram os trabalhadores da Eletronorte que resgataram o Amapá do maior apagão do estado, em 2020.

Em quase cinco décadas, a Eletronorte promoveu políticas públicas que assegurou energia elétrica para as localidades mais distantes e pobres do país, permitindo que a população mais vulnerável iluminasse suas casas.

Esse 20 de junho de 2022 é marcado por um grande retrocesso para a Eletronorte, à população e para a nossa soberania. O governo Bolsonaro entregou de bandeja um dos maiores patrimônios brasileiros ao capital internacional.

Embora tenhamos perdido essa importante batalha, o nosso luto é também a nossa luta, e não vamos descansar até que a Eletronorte e todas as empresas do sistema Eletrobras voltem para as mãos dos brasileiros e brasileiras e promova outras décadas de universalização do acesso à energia, com controle popular, modicidade tarifária e soberania nacional.

Defender a Eletronorte é defender o Brasil!