Cerca de 300 trabalhadores da extinta CEB Distribuição lotaram a galeria da Câmara Legislativa do Distrito Federal durante sessão parlamentar na terça-feira (10).

A mobilização dos profissionais tem como objetivo pressionar os deputados governistas a levarem até o governador Ibaneis Rocha (MDB) o pleito para o envio de um projeto de lei que estabeleça o aproveitamento da categoria em outros órgãos do governo do DF.

Com a privatização da CEB Distribuição, em dezembro de 2020, os trabalhadores da estatal foram incorporados a nova concessionária de energia da capital. A Neoenergia Brasília assumiu o serviço de distribuição em março de 2021.

Oriundos do serviço público, parlamentares e sindicalistas defendem que a reintegração de aproximadamente 570 trabalhadores é legal e viável, já que “há vários casos precedentes de aproveitamento de servidores de órgãos que foram extintos”, afirma a deputada Arlete Sampaio (PT).

O diretor do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), João Carlos Dias, disse que a mobilização dos trabalhadores continuará até que a reivindicação da categoria seja atendida pelo Executivo.

“Estivemos mais uma vez ocupando a galeria desta Casa, no sentido de fazer que o projeto de lei aproveitamento dos empregados públicos, concursados da CEB, seja encaminhado pelo governador e votado na Câmara Legislativa do DF”, destaca Dias.

Ela conta que em manifestação anterior, os dirigentes sindicais e parlamentares de oposição conseguiram “arrancar” um compromisso para a constituição de uma comissão da base governista para dialogar com o governador e “sensibilizar na nossa causa e enviar o projeto”.

O deputado Leandro Grass (PV) afirmou que continua cobrando uma ação do governo na tentativa de reverter “esse quadro criado pelo governador que mentiu na campanha e segue mentindo”.

No período eleitoral, o governador disse que não privatizaria nenhuma estatal da cidade. Além disso, assinou uma carta-compromisso com o sindicato da categoria garantindo o fortalecimento da CEB Distribuição, prometendo ainda a manutenção da empresa sob controle estatal.

A reportagem do Brasil de Fato DF entrou em contato com o GDF para saber o posicionamento do governador Ibaneis Rocha sobre o projeto de lei de reintegração dos trabalhadores da antiga CEB Distribuição. No entanto, até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.

Fonte: Brasil de Fato DF