Em assembleia realizada nesta quarta-feira (2), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, decidiram por ampla maioria pela aprovação da greve por tempo indeterminado, com início amanhã, dia 3 de março.

O movimento grevista da categoria eletricitária tem como motivação romper com o constante desrespeito e descumprimento dos Acordos Coletivos de Trabalho específicos. Para o STIU-DF, a Eletronorte, infelizmente, tem seguido a política de precarização, sucateamento e retirada de direitos orientados pela holding.

Cabe registrar que a direção da Eletronorte e das demais empresas do Sistema Eletrobras estão servindo à política neoliberal de desmonte do patrimônio público, com o claro objetivo de facilitar a privatização da Eletrobras.

Nesse sentido, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte estão alinhados aos eletricitários das demais subsidiárias da Eletrobras na luta em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, conquistados em lutas árduas e com muito suor. Assim, nos solidarizamos com os profissionais da holding que tiveram os dias paralisados cortados, mesmo com o assunto em discussão no Tribunal Superior do Trabalho (TST), demonstrando mais uma vez a falta de respeito ao processo negocial.

A greve dos eletricitários é uma resposta à truculência da direção da empresa nesses últimos anos, que tem tentado criar um cenário de pânico no ambiente de trabalho. No entanto, a nossa categoria é forte e juntos vamos dar um basta nessa tirania.

Fiquem atentos! A direção do STIU-DF informará o passo a passo do movimento grevista aos trabalhadores. Participe ativamente dos atos e assembleias convocadas pela entidade sindical.

Juntos, somos fortes.