A greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras completa, nesta quarta-feira (2), 17 dias de paralisação das atividades. O movimento grevista, com a ampla adesão e participação da categoria, tem se mostrado forte, coerente e organizado.

O STIU-DF reforça a importância da mobilização e participação dos eletricitários e eletricitárias nas atividades convocadas pela entidade sindical. Precisamos nos manter firme na defesa do nosso plano de saúde, dos nossos empregos, dos nossos direitos e, principalmente, das nossas empresas. Somente com a Eletrobras pública é possível garantir todas as outras lutas.

Na sexta-feira (4) o STIU-DF vai realizar um ato público em defesa da Eletrobras Pública. A atividade começa às 9 horas, na sede da Eletronorte (Quadra 504, da Asa Norte), e contará com a participação de centrais sindicais, movimentos populares e parlamentares.

Para denunciar as irregularidades da privatização da Eletrobras, a entidade sindical vai disponibilizar carros de som para circular na vizinhança, faixas e bandeiras. O ato será transmitido ao vivo pelas redes sociais do STIU-DF.

PLR

O Sindicato informa que a Eletrobras, de forma unilateral, quer continuar descontando os 25% da folha de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2021, além de querer limitar em até 3 (três) remunerações o valor da PLR. A direção da empresa insiste ainda em não pagar a Participação para os trabalhadores cedidos.

Cabe registrar que o pagamento da PLR deve ser integral, conforme Termo de Pactuação acordado entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a Eletrobras, inclusive com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ou seja, o valor é justo, regular e legal.

Eleições EVIDA

As eleições para a Caixa de Assistência do Setor Elétrico, EVIDA, se encerra hoje (2), às 17h. O STIU-DF ressalta que o processo eleitoral é de suma importância considerando o momento extremamente delicado de manutenção e garantia das conquistas históricas de proteção à nossa saúde e familiares, obtidas pela categoria através de muita luta e negociação.

Neste momento é imprescindível eleger representantes da classe trabalhadora que estejam comprometidos com os direitos à saúde das(os) participantes. O futuro de qual plano queremos, depende da escolha que faremos nesta eleição.

Nós elegeremos 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes do Conselho Deliberativo; 2 (dois) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes do Conselho Fiscal; e o(a) Diretor(a) de Benefícios e Saúde.

A votação do Evida é através do link e senha individuais enviados ao e-mail cadastrado.