Que o novo plano de saúde é um lixo para as nossas famílias, disso todo mundo em Furnas e no Sistema Eletrobras já se convenceu!

Aprovado no último ACT às custas de muita coação, assédio e intimidação, o maldito novo plano é um verdadeiro Frankenstein.

Frankenstein é um personagem clássico da literatura suíça, que já ganhou inúmeras versões no cinema.

Trata-se de um monstro desengonçado, mal construído e mal-acabado, fruto de uma experiência malsucedida do seu criador. O termo “Frankenstein” acabou por adjetivar tudo na vida que se assemelhasse a essas características, e este é o caso do novo plano de saúde de Furnas.

Como toda criatura, até o que é ruim tem seu criador.  Dizem que filho feio não tem pai, mas a paternidade desta aberração tem o DNA do Sr. Pedro Brito, Diretor de Gestão de Furnas.

Pedro Brito luta para dar vida ao seu filho monstrengo, o plano de saúde Frankenstein, como quem luta por um prato de comida.

A pressão se explica no oportunismo de implantar o plano na raça, durante o recesso do Tribunal Superior do Trabalho. Além disso, na Eletrobras Holding a cabeça de Pedro Brito vale a implantação do plano. Se ele esmagar as nossas famílias, salva a família dele.

Como todo processo açodado, corrido, enjambrado, a criação do nefasto monstro da saúde está repleta de gambiarras.

O novo plano sequer foi aprovado pela Diretoria de Furnas até o presente momento. O colegiado está naturalmente desconfortável em aprovar a destruição total, o aniquilamento do clima organizacional da empresa. E também, estão todos inseguros em colocar seus CPFs nesta bomba jurídica. Quem teria coragem e valentia de assinar um parecer jurídico favorável a está agressão à coisa pública, ao direito administrativo?

Isto mesmo, o novo plano de saúde é um escárnio jurídico. Cheio de contradições, imperfeições e irregularidades que serão deflagradas detalhadamente no momento adequado.

O novo plano de saúde sequer será executado no SAP. É um plano de saúde no papel de pão. É a manipulação de milhares de vidas, expectativas, saúdes, famílias, sonhos… Tudo tocado de forma mambembe, rasa, tacanha. Sem profissionalismo, sem consideração.

A Diretoria de Gestão das startups, da inovação, do mindset, da “mudança de cultura” é incapaz de fazer uma gestão higiênica de um plano de saúde.

Os técnicos de Furnas que são obrigados a executar os fetiches malignos de Pedro Brito na destruição do nosso plano de saúde, deveriam entregar seus cargos. Ninguém é obrigado a se submeter a esta pouca vergonha. Se o fizerem, terão total apoio das entidades de representação dos trabalhadores!

O QUE FAZER COM O “ABONO” DO NOVO PLANO DE SAÚDE?

Nesta terça 01/02, será depositado junto com o salário de janeiro, o retroativo do IPCA a Maio de 2021 (6,76%). Como uma chantagem escancarada, o reajuste estava condicionado à destruição do nosso plano de saúde atual. Além do salário e dos reajustes retroativos, Furnas vai depositar um valor que chamam de “abono” para entrega, para perder o plano de saúde.

Este dinheiro é maldito. Não é e nem nunca foi um abono. Abono era o que se recebia nós Acordos Coletivos dos bons tempos. Já recebemos abono em dinheiro e em ticket para cobrir a perda de massa salarial.

Este dinheiro maldito é um cala a boca para entregar seu plano de saúde. Recomendamos aos trabalhadores que não contém com este dinheiro em seus orçamentos.

Lutaremos até às últimas consequências para recuperar nosso plano de saúde e se isso envolver devolver está merreca mequetrefe, assim o faremos! Com prazer!

Nossa greve segue firme! Os trabalhadores de Furnas recuperaram de vez a confiança na luta! Não vamos ficar acuados enquanto passam o trator nos nossos sonhos! O turno de 24 horas na operação endureceu a greve, as equipes de manutenção cruzaram os braços e só atendem emergências submetidas ao Comando de Greve. A greve em Teletrabalho tem uma adesão sensacional. Está todo mundo fazendo sua parte!

Acreditem! Vale a pena lutar! Não desistam dos seus sonhos! Frankesteins e Pedros Britos vão passar e nós vamos resistir bravamente e vamos recuperar nosso plano de saúde de volta! Vamos à luta! Que venha fevereiro! Estamos prontos para a resistência! Juntos somos uma fortaleza!

Reprodução boletim Intersindical Furnas