O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) manifesta total apoio ao movimento grevista por tempo indeterminado dos trabalhadores e trabalhadoras de Furnas, Cepel e Eletrobras. A greve que teve início nesta segunda-feira (17) é legítima e necessária, uma vez que a direção das empresas, de forma unilateral, decidiram alterar o plano de saúde da categoria eletricitária.
Diante do aumento expressivo de casos de gripe e Covid-19 que se alastram pelo país, a medida é inoportuna e autoritária. Ressaltamos ainda que, a classe trabalhadora passa por sérias dificuldades financeiras devido à instabilidade econômica que assola o Brasil, provocada pela ingerência política do governo federal que potencializou o aumento de insumos básicos aos brasileiros e brasileiras.
Nesse sentido, a greve por tempo indeterminado é a alternativa encontrada pela categoria para assegurar aos eletricitários e eletricitárias a permanência de um plano de saúde que seja acessível aos profissionais das estatais, que diariamente, estão empenhados em prestar um serviço de qualidade para toda a sociedade.
O STIU-DF, representando os trabalhadores de Furnas em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi, convoca todos os eletricitários da empresa à luta pela manutenção de uma plano de saúde justo e contra intervenções gerenciais que prejudiquem a categoria.
Juntos somos mais fortes!