A Intersindical ONS atenta as condições de trabalho e de segurança de toda a categoria, vem desde o dia 12/11/2021, quando o ONS emitiu nota sobre retorno as atividades presenciais, discutindo o assunto junto a empresa, na busca de garantirmos a segurança de todos, ante a pandemia de COVID-19, que ainda persiste.

Após diversas interações que tivemos com a empresa, emitimos no dia 24/11/2021, ofício 133/2021 ao ONS , externando uma série de dúvidas e preocupações sobre o retorno presencial e, ao mesmo tempo, solicitamos uma reunião com a empresa para que pudéssemos ter as respostas as nossas preocupações e que também pudéssemos debater o assunto, a partir da posição apresentada por parte da Empresa.

No dia 25/11/2021, a Intersindical ONS, representada pelo Diretor do STIU-DF e coordenador da Intersindical ONS – Ailton Andrade e o representante sindical da base Rio – SENGE-RJ, Neyl Soares, participaram de reunião com representantes da empresa, os quais trouxeram algumas respostas sobre os temas suscitados no ofício 133/2021 e destacamos:

  • A diretoria do ONS em reunião ocorrida com todo corpo gerencial do ONS, no dia 23/11/2021, reforçou que o retorno às atividades presenciais é voluntário, e que cada trabalhador, que assim optar, deverá ajustar a forma com sua gerência;
  • Os representantes da empresa, reunidos com a Intersindical ONS, informaram que não haverá restrição a quem desejar trabalhar presencialmente, de forma voluntária. Nesse quesito, a Intersindical deseja ressaltar e registrar, junto a categoria, a nossa opinião, no sentido de que cada trabalhador, na medida em que não se sinta seguro para retornar, por questões relacionadas a pandemia de COVID-19, como comorbidades próprias e/ou de familiares, situação de gravidez própria ou de esposa de trabalhador, não conclusão do ciclo vacinal, situações relacionadas a deslocamento em transporte público, etc, procurem ser prudentes e evitar o retorno presencial as suas atividades, nesse momento;
  • A respeito de laptops do ONS disponibilizados aos trabalhadores, fomos informados que não será contratado seguro dos mesmos, que conforme informações prestadas a Intersindical ONS são de custo elevado e possibilidade de restituição de valores muito baixa, caso haja algum evento (roubo, danificação etc.). A Intersindical ONS reforçou sua opinião de que se deve evitar o transporte de laptop da residência de cada trabalhador para seu local de trabalho e vice-versa, principalmente àqueles trabalhadores que utilizam transporte público, e que o ONS deve envidar esforços no sentido de evitar o deslocamento de laptops dos trabalhadores, mesmo que para isso seja adquirido novos equipamentos para criar uma duplicidade no parque de equipamentos. A representação do ONS, presente a reunião ficou de levar as alegações da Intersindical ONS à diretoria;
  • A respeito do prazo de devolução de equipamentos que foram disponibilizados aos trabalhadores, fomos informados que o prazo foi ampliado e será divulgado brevemente. Na opinião da Intersindical, o novo prazo informado (10/03/22), agora está adequado;
  • Garagens (assunto exclusivo da base Rio de Janeiro): a Intersindical levou sugestões aos representantes da empresa, no sentido de permitir que seja otimizado o uso das garagens, considerando o fato que o retorno é voluntário, na busca de permitir que o maior número de trabalhadores, se possível a totalidade dos quês optarem por ir presencialmente ao escritório do Rio de Janeiro, possam utilizar a garagem e com isso evitar os riscos que a pandemia da COVID-19 ainda nos traz, de deslocamento por meio de transporte público.
  • A representação da empresa, a partir dos questionamentos da Intersindical, indicou o dia 10/12/2021, como data para realizarmos reunião para discutir o ACT específico sobre teletrabalho, conforme compromisso de carta compromisso do ACT 2021/2022.

Esses são os principais destaques que desejamos levar a toda a categoria, sobre as ações da Intersindical ONS, a respeito dos assuntos que envolvem a segurança e tranquilidade dos trabalhadores, em relação a um retorno voluntário aos escritórios e reiteramos nosso compromisso de ouvir a categoria sobre o tema. Qualquer dúvida ou mesmo a restrições ou pontos que desejem ser externados, procure o dirigente sindical de sua base e relate aquilo que possa estar lhe trazendo aflições.

ORÇAMENTO TRIENAL DO ONS – CICLO 2021/2023:

No dia 23/11/2021, a ANEEL abriu o prazo para consulta pública para debater o orçamento trienal (2022/2024) do ONS. (veja no link: https://bit.ly/3xeDUPD)

O prazo para contribuições é exíguo, até o dia 03/12/2021, e a Intersindical fará as considerações que forem necessárias, mas, nesse momento, a participação da categoria é fundamental. Dado o prazo tão curto, nós estamos disponibilizando o e-mail: intersindical.ons@gmail.com para receber as contribuições que cada trabalhador desejar fazer, até às 23h59 do dia 01/12/2021, de modo que possamos consolidar todas as contribuições e enviarmos nossos pontos de vista, para que sejam debatidos na consulta pública tão importante para nossa categoria.

Para que você tenha acesso a documentação disponibilizada para a consulta publica, basta acessar o link: https://bit.ly/3I3Cc8J

Participe, sua contribuição é valiosa!