No último dia 05/11, o STIU-DF participou de reunião com a gerente da área de segurança da Neoenergia-CEB, onde foi informado que a empresa iniciará a implantação do Sistema de Monitoramento por Câmeras (SMC) nas viaturas de campo, a fim de registrar em vídeo o deslocamento e as atividades no sistema elétrico. Segundo a gerente, as primeiras unidades serão instaladas já em novembro.

O STIU-DF questionou o fato de esse sistema estar sendo implantado antes mesmo das demandas por equipamentos de segurança e ferramentas estarem sendo atendidas pela empresa. Registrou ainda a preocupação com a utilização das imagens para prejudicar os trabalhadores com punições.

Em resposta, a gerente afirmou que o acesso às imagens será restrito à área de saúde e segurança e que o SMC servirá somente para trazer melhorias e aprimoramento das atividades operacionais. Ela foi categórica ao ressaltar que o sistema não será utilizado pela área de Compliance para punir empregados.

O STIU-DF informa que acompanhará de perto a implantação e funcionamento desse sistema e denunciará qualquer tentativa de utilização indevida das imagens, em prejuízo dos eletricistas e técnicos de campo.

Sindicato cobra melhores condições de trabalho no prédio corporativo

Na mesma reunião, o Sindicato cobrou a instalação de outra copa no prédio corporativo, já que são quase 200 empregados hoje, distribuídos em três andares, “disputando” uma geladeira, um aparelho de microondas e um único espaço para refeição. A gerente informou que já está comprando os eletrodomésticos para montar mais uma copa no prédio.

Em outra reunião, ocorrida na quinta-feira, 04/11, demandamos mais uma vez à gerente de RH a solução do estacionamento, inclusive com a implantação de reembolso aos empregados enquanto não se encontra uma solução definitiva para esse transtorno. A gerente descartou o reembolso, mas informou que está buscando resolver a questão junto à administração do Edifício Corporate.

O STIU-DF continuará cobrando as melhorias nas novas instalações e o atendimento às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras que ali atuam.

Erros no contracheque

Na reunião do dia 04/11, o STIU-DF pontuou a continuidade de erros nos pagamentos dos empregados. Em outubro, vários trabalhadores da UTD Leste não receberam as HEs. O STIU-DF foi informado que esse fato ocorreu também na UTD Centro. A gerente de RH respondeu que esses casos já estão sendo resolvidos e que há uma mobilização interna na empresa visando uma solução definitiva para o sistema de geração da folha. Vamos continuar cobrando!

Na oportunidade, a gerente de RH informou que houve pagamentos errados em relação ao adicional de periculosidade dos empregados admitidos após 2012. As diferenças serão acertadas nos próximos meses. Segundo a gerente, o empregado será notificado e poderá parcelar a devolução em até 10 vezes.