Em reunião realizada na última sexta-feira, 02/09, entre o STIU-DF e representantes do Centro de Operações Integrado (COI), representantes do Sindicato registraram preocupação com eventual pressão da empresa sobre operadores de mesa (coordenadores de rede e sistema) e equipes de campo, podendo gerar incidentes sérios e até acidentes de trabalho. A meta de três minutos para religamento de circuitos seria um exemplo dessa situação.

Os representantes do COI responderam que a segurança é prioridade na operação e que sempre antecede qualquer decisão na recuperação das redes e sistemas.

O Sindicato indagou sobre o processo de treinamento e capacitação dos empregados, pontuando ainda sobre as falhas ocorridas recentemente em dois equipamentos “load-buster”, utilizados na abertura com carga de chaves seccionadoras.

Sobre a testagem nos referidos equipamentos, os representantes do COI não souberam informar, já que é de competência de outra área, mas disseram que estão atentos ao que ocorreu. O STIU-DF já noticiou esse fato ao Relações Trabalhistas da Neoenergia.

Sobre a capacitação, os representantes deixaram claro que o processo está em curso e que, para garantir maior segurança e fluidez à operação, foi instituída a atividade de “piloto” nos diferentes turnos, constituída pelos técnicos mais experientes, que monitoram e orientam os demais operadores.

Diante das questões levantadas pelo Sindicato, os representantes do COI se comprometeram a melhorar a integração entre a operação de redes e sistemas e as equipes de campo.

Por fim, o STIU-DF pediu esclarecimentos sobre o acionamento da Linha Viva, ocorrido recentemente em horário noturno, o que não é recomendado pelas normas de segurança. Os representantes do COI informaram que já foi ajustado com as equipes e que tal procedimento não voltará a acontecer.

O Sindicato ressalta que, além de continuar firme na defesa dos empregos e dos direitos do ACT, não permitirá que pressões ou situações inseguras coloquem em risco a vida ou a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia-CEB.

Contamos com a categoria nessa e em outras lutas! Estamos e seguiremos juntos!