Na sexta-feira, 23, o STIU-DF realizou assembleia virtual com os trabalhadores e trabalhadora de Furnas e Eletronorte para discussão e deliberação sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do exercício de 2018, Plano de Saúde e sobre taxa de extra para a luta contra a privatização da Eletrobras.

Na ocasião, os dirigentes sindicais informaram que há um resíduo da PLR, em torno de R$ 90 milhões, a ser repassado à categoria, uma vez que houve distribuição de dividendos aos acionistas.  Nesse sentido, em votação, os trabalhadores autorizaram o STIU-DF a ajuizar ação para resguardar a integralidade do pagamento devido, caso a empresa não concorde em pagar o valor de forma administrativa.

Sobre o Plano de Saúde, foi aprovado o sistema pós-pago, que significa uma redução na mensalidade da categoria em torno de 20%.

Privatização da Eletrobras

Os representantes do STIU-DF comunicaram que a luta em defesa da Eletrobras pública está em andamento no campo político e judicial. Desta forma, vai impetrar uma ação junto ao Superior Tribunal Federal para inviabilizar a privatização da estatal, assim, propôs à categoria a implementação de uma taxa extra para arcar com os custos do escritório de advocacia.

Para os trabalhadores de Furnas foi deliberada uma taxa adicional de 1% sobre o salário durante quatro meses. Para os trabalhadores da Eletronorte a taxa será descontada por oito meses, sendo 0,5% nos quatro primeiros meses e 1% nos demais.