Substituição de trabalhadores contratados por concursados representa economia de 15% aos cofres públicos
A Companhia energética de Brasília (CEB) colocou à disposição da população do Distrito Federal 50 novos eletricistas aprovados no concurso público de 2010. Os profissionais entraram em campo na semana passada para fazer o atendimento comercial que, antes, era prestado por trabalhadores de uma empreiteira. Segundo o diretor de Operação da CEB, Fábio Tadeu Batista, isso resultou em redução de despesas.

“Com a troca, conseguimos economizar, pois diminuímos os gastos com pessoal em 15% e, além disso, elevamos a qualidade do serviço”, afirmou o diretor. De acordo com Batista, existe um cronograma para que, até 2015, todo o serviço seja desenvolvido pela CEB e não por empresas terceirizadas. Para isso, vários contratos serão substituídos.

Antes de ir para as ruas, as 25 novas equipes, – formadas por dois eletricistas com um carro cada -, passaram por treinamento prático e teórico com duração de 800 horas. O cliente Gilderlândio Monteiro de Sá, que solicitou o serviço de ligação de unidade consumidora em quatro relógios de sua construção na cidade Estrutural, foi atendido por uma das novas equipes da CEB na última sexta-feira (10/6). “Eu me surpreendi com a rapidez com que fui atendido. O trabalho está aprovado”, declarou.

Elias Rosa, que fez junto com Rafael Lopes, o serviço de ligação da unidade consumidora de Gilderlândio, afirmou estar preparado para o trabalho.”O treinamento foi bem rigoroso. Nós estamos conseguindo atender às demandas da população”, comemorou.

As equipes realizam uma média diária de 400 atendimentos comerciais e 300 emergenciais. Para Batista, a empresa ganhou qualidade na realização dos trabalhos, já que os novos profissionais são mais preparados tanto no quesito execução de tarefas quanto no atendimento às pessoas.

De acordo com o agente operacional Francisco Antônio Rocha, que trabalha na Ouvidoria da CEB, o número de reclamações sobre o resultado dos serviços e até mesmo sobre o comportamento dos novos agentes em campo diminuíram. “Agora, estamos até recebendo elogios”, ressaltou.

Os 50 profissionais convocados por meio de concurso público participaram do Curso de Formação da CEB. O treinamento, com duração de 800 horas, é dividido em oito módulos. São abordadas desde relações humanas até acompanhamento de serviços de projeto, vistoria, fiscalização e medição de serviços comerciais. A última etapa foi o estágio supervisionado, que durou 120 horas.

Mais profissionais

Há ainda previsão para convocar, no segundo semestre deste ano, 25 profissionais para complementar o quadro de eletricistas nas áreas de atendimento comercial, plantão, manutenção, manutenção de subestações e redes subterrâneas. “Ao todo, para 2011, estamos prevendo a contratação de 100 profissionais e, em dois anos, por meio de concurso público, um montante de 300 eletricistas, além de 30 eletrotécnicos, engenheiros, e demais profissionais”, anunciou Batista. Atualmente, o quadro de funcionários da CEB é formado por trabalhadores terceirizados e empregados públicos.

Atendimento de qualidade

Flávio Barreto, gerente de Serviços, explicou que para agilizar a execução dos trabalhos, o DF é dividido em quatro áreas. “Setor de Indústria e Abastecimento, com nove equipes. Planaltina com oito, Gama com onze, dezesseis em Taguatinga e uma equipe de plantão 24 horas. Essas, somadas às 25 que entraram em campo esta semana, totalizam 71 equipes, fora as empreiteiras que atendem às demandas emergenciais”, detalhou.

O cliente da CEB pode ligar para o telefone 0800 610196 ou procurar as agências de atendimento. Será gerada uma ordem de serviço, que vai para o Centro de Operações. A mensagem eletrônica é enviada via satélite direto para as viaturas, que se deslocarão para realizar a solicitação.

A CEB possui 10 Agências de Atendimento espalhadas pelo Distrito Federal e cinco unidades de atendimento nos postos “Na Hora”. Os clientes podem obter mais informações sobre atendimento na página eletrônica www.ceb.com.br.

(Ailane Silva, Agência Brasília, 12.06.11)