A diretoria da Companhia Energética de Brasília (CEB) determinou, na última sexta-feira (18/12), que os funcionários da empresa retornem ao trabalho presencial. A medida, inexplicável e irresponsável, surpreendeu os empregados da empresa, e foi tomada em um momento no qual o País e o Distrito Federal registram elevação e agravamento dos casos da Covid-19, com grande risco de retransmissão.

O Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) entende que a medida é temerária, pois poderá elevar o risco de contaminação pelo coronavírus entre os trabalhadores. Por isso, o STIU-DF fez carta para a CEB, deliberando pela permanência do teletrabalho. Se a CEB não tomar providências, o Sindicato já avalia as providências judiciais cabíveis no caso de manutenção pela diretoria da empresa de mais essa lamentável e insensível decisão.

Conforme carta enviada à CEB, o Sindicato reivindica a imediata revisão da medida e retorno ao teletrabalho. O STIU entende que nada vale mais do que a preservação da saúde e da vida das pessoas.

Muitos questionamentos aceiram tal decisão, sem respostas plausíveis. Qual a justificativa dessa medida sem sentido? A empresa se preparou para garantir as condições sanitárias para esse retorno? Quais os estudos que a diretoria se embasou para tomada de uma decisão tão preocupante?

O fato é que se trata de mais um capítulo do enorme descaso da diretoria da CEB com os próprios trabalhadores. Tem sido assim, o tempo todo: desdém, tentativa de criminalização, perseguições, corte de direitos, burla nos acordos coletivos, total insensibilidade com o futuro dos empregados, tentativa de privatização.