Na quarta-feira (28), os trabalhadores e trabalhadoras da CEB se reuniram em assembleia para apreciar e deliberar a primeira proposta ao novo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. A direção da empresa, como no ano anterior, apresentou uma proposta com retirada de direitos, das 51 cláusulas vigentes, a empresa propôs a permanência de apenas 27, incluindo alteração na redação de diversos pontos.

Para o STIU-DF, a proposta é uma afronta para a categoria cebiana, que tem atuado para a recuperação da empresa, ao mesmo tempo em que a direção da CEB atua para destruir um dos mais importantes patrimônios da cidade, diretamente responsável pelo desenvolvimento econômico e social do DF.

Os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, que estão em assembleia permanente, rejeitaram a proposta por ampla maioria. A direção do STIU-DF informou que está aberta ao diálogo para dar andamento ao processo negocial do ACT da categoria.

Na assembleia, os dirigentes sindicais informaram sobre o processo criminoso de privatização da CEB e reiteraram a necessidade da mobilização, nas redes e nas ruas, dos trabalhadores e trabalhadores na luta em defesa da CEB pública.